Posted by : CanasOminous Nov 2, 2012


Antes de mais nada: Neste fim de semana não haverá capítulos em Sinnoh! 
(Puxa, há quanto tempo isso não acontecia?) Mas não se preocupem, pois teremos uma singela surpresa há muito tempo esquecida aqui no blog. Estejam ligados!

Pois bem, agora tenho algumas palavrinhas para meus companheiros visitantes. Muitos dos leitores aqui do blog passam por uma difícil fase de estudos, e creio eu que Novembro sempre será uma das épocas mais complicadas para os estudantes pela enorme quantidade de provas, recuperações, vestibulares, enfim; é nesse mês que corremos atrás de todos os atrasos para finalizar o ano com grande glória. Costumo brincar dizendo que Novembro é também o mês de sobrevivência para todos nós, afinal, os alunos sobrevivem à pressão da escola e os blogs precisam sobreviver à queda das visitas. É uma fase que se faz presente todos os anos, mas faz parte desse processo e precisamos aprender a conviver com ela para lidar com os desafios.

Essa semana decidi não trazer o capítulo até para que eu vá tentando colocar a minha rotina em dia também, ainda não consegui adiantar nenhum capítulo e nem os desenhos, tenho uma matéria de Oficina de Texto em que devo publicar um livro infantil. Olhando isso parece divertido e simples, vocês devem até pensar que estou realizando meu sonho de ver um livro meu sendo publicado, mas seguindo as regras e tendo de me limitar a uma faixa etária menor de 10 anos complicou muito o meu progresso, até porque estou acostumado com essa galera mais velha e o estilo típico de adolescentes para Sinnoh e minhas outras histórias. Nunca fiz algo para um público tão diferente, e admito que esse trabalho têm me tirado algumas noites de sono e a concentração para conseguir focar minhas ideias para a fanfiction.

Bem, voltaremos ao assunto. O principal motivo é que nos dias 03 e 04 de Novembro haverá o ENEM, o exame nacional do ensino médio, utilizado para avaliar a qualidade geral do ensino médio no país, também servindo como porta de entrada para muitas faculdades que utilizarão da nota como referência. Mais de 5,7 milhões de pessoas realizarão a prova neste fim de semana. Aos mais novos, digo que ainda há tempo para se divertirem e estudarem, mas o ENEM não é um bicho de sete cabeças e não há o que temer no futuro que lhes aguarda. É um exame muito importante, sim, e deve ser levado a sério; faz parte como experiencia e aprendizado mesmo para quem não pretenda ingressar em nenhuma faculdade que ele suporta. Daremos tempo ao tempo, e no momento viso minha atenção e todos os bons desejos para aqueles que enfrentarão a prova neste fim de semana.

Tirem o feriado para descansar, o que deveria ter sido estudado já foi. Não adianta matar-se de estudar até dois minutos antes de entrar para realizar a prova, aproveitem esse tempo para descansarem e realizarem coisas que vocês gostam, mas nada que vá comprometer muito a sua concentração. O ENEM é uma prova longa, muito longa, mas não é difícil. Não são apenas aqueles que cursam o terceiro ano do ensino médio que prestam, sendo que alunos do primeiro e do segundo muitas vezes realizam como treineiros. São textos longos que requerem atenção, conhecimentos gerais, lógica, e principalmente, interpretação. Digo isso porque as longas horas escrevendo fics me ajudaram, um dos dons de escritores é a paciência de ler e reler várias vezes um capítulo, tal como interpretar cada linha de modo que o texto seja de fácil entendimento para os leitores. Quando um visitante tem o hábito de ler ele automaticamente melhora essa interpretação, melhorando o repertório, criatividade, e principalmente, criando uma opinião própria. Essa é uma das maiores dádivas dos comentaristas, a capacidade de demonstrar sua opinião de maneira clara e coerente. De uma forma ou de outra um comentário é um texto, um treino para redação que você monta baseado em casa postagem. Analisando tudo que passamos podemos perceber que é possível extrair um aprendizado das coisas que gostamos de fazer, certo?

No ano passado cheguei a tirar 820 em minha redação no ENEM, uma nota boa, visto que neste curto período de tempo eu melhorei ainda mais a minha escrita, (naquela época ainda estávamos na Saga Pérola) mas sei que vocês são capazes de tirar muito mais. Desejo boa sorte à todos que realizarão essa prova, concentrem-se em todas as matérias e especialmente na redação, pois ela carrega uma nota muito importante para a avaliação. Sigam abaixo algumas sugestões para a redação da prova, concentrem-se nos erros clássicos que devem ser evitados e deem o seu melhor! A equipe de Sinnoh conta com a determinação de cada um de vocês, desejamos um bom fim de semana para todos os brasileiros que prestarão esse exame. Nos vemos em breve!

  • NÃO FAÇA períodos muito longos, prefira sempre frases simples, pois elas dão clareza ao texto;
  • NÃO CRIE estruturas sintáticas incompletas;
  • NÃO USE marcas de oralidade, como gírias, por exemplo;
  • NÃO RECORRA a clichês quando fizer sua proposta;
  • NÃO USE um mesmo argumento repetidas vezes;
  • DEIXE DE LADO expressões como "eu acho";
  • JAMAIS desrespeite os direitos humanos;
  • FAÇA UM ROTEIRO sobre o tema. Ajuda a ter foco na hora de criar a proposta;
  • PREFIRA um vocabulário simples a palavras rebuscadas;
  • USE sinônimos para não repetir palavras;
  • USE a norma culta. Uma das cinco competências da redação avalia o rigor gramatical;
  • SEJA coerente no texto com a proposta que defenderá.

{ 9 comments... read them below or Comment }

  1. Pindamonhangaba! Ponte que partiu! Tinha escrito um testamento todo emotivo e choroso de ENEM de comentário aí a anta que vos fala fecha a aba. Valeu, falta de coordenação motora! kkkkkkkkkk
    Mas, reproduzindo, vamos lá!
    Buah! Sem capítulo! How can I live now?
    Here we are to talk about E.N.E.M.(eu nem estudei mesmo). É o inferno de Dante misturado com o fogo de Moltres. Sério! Que bicho é aquele? kkkkkkkk.
    Mas voltando, NENEM é estupro mental. Sem tirar nem colocar. ESTUPRO MENTAL. Se pegar questões isoladas é facinho mas deixa ser 90 questõezinhas por dia e no segundo com uma redação. kkkkk. E ainda essa provita falando se ano que vem você vai pra cursinho, faculdade ou trabalho. Chique sem base! kkkkkkkkkkkkkkk
    Mas tá bom!
    E Canas, ri muito quando você disse que os comentaristas expõem suas ideias de forma clara e coerente! kkkkkkkkkk. Ri muito, sério! kkkkkkkkk
    Mas tá bom... agora só nos resta fazer o NENeM lá e ir, pois ele ´resultado do estudo do ano todo (vixi! kkkk).
    Agora é relax e ficar calmo. Tá bom! kkkk.
    Então vamos esperar pelo próximo cap. que virá semana que vem (né?). kkkkkkkkk.
    Canas, chô te falar. Valeu pelas palavras (não eram só pra mim, mas me senti como se fossem kkk). Amanhã o trem pega. Adios.

    ReplyDelete
  2. Confesso que fiquei muito abalado quando soube que não ia ter capitulo essa semana mais conforme fui lendo a sua postagens fui entendendo o lado de quem vai fazer o ENEM(eu tenho 12 anos então ainda tenho tempo)e espero que você possa postar o capitulo outro dia ou até mesmo na próxima semana.E confesso que na hora que você disse que os comentários expoem as nossas ideias de forma clara e coerente eu senti que isso foi pra min,porque os meus comentários são sempre tão curtinhos e sem graça.Então dissidi melhora-los e a minha escrita também u.u bom vou ficando por aqui
    TÈ MAIS

    ReplyDelete
  3. Qual é galera, não foi uma indireta para ninguém, digo isso porque comentar à respeito de cada episódio é uma tarefa bem difícil, juntar todos os fatores de um capítulo e reuni-los como uma única mensagem é uma tarefa complicada. Olha Poke100, não tem essa de comentários curtos e sem graça serem ruins, vejo muitas pessoas que começam de forma singela, vão comentando aos poucos com o que sentem, e digo que o tamanho é apenas consequência dessa intimidade. Quanto mais a pessoa se sente bem com a história mais ela comenta, é automático, vira uma forma de demonstrar o que sentiu ao ler a história, e para isso não é necessário tamanho! Gosto dos comentários de muitos leitores, sem precisar mudar nada :D

    E grande Moa, admito que você e o Léo são os leitores que eu mais tenho notícias do ENEM, mas creio que muitos outros também pretendam prestar, mas acabem não se mostrando aqui no site. Poxa cara, claro e coerente, isso é uma dádiva e um treino para mim e vocês! Tanto eu quanto vocês têm de decifrar a escrita do outro, é uma maneira bacana de interpretação. Fanfictions são uma excelente forma de aprender a interpretar as coisas, e tu vai notar isso quando estiver lá na prova, aposto que vai se sair bem! kkkkkkk Quando terminar dá um pulo aqui e fala como foi cara, estarei na torcida!! Abração galera!

    ReplyDelete
  4. Vlw Canas,mais eu sinto que tenho que me abrir mais na hora da escrita(isso vai ajudar e muito na minha fic)mais cara achei muito legal isso que você fez para as pessoas que estaram no ENEM eu sei que muitos(inclusive eu)ficaram triste por não ter capitulo mais espero que todos entendam como eu entendi.
    Bom só tenho isso a disser e até mais pessoas!

    ReplyDelete
  5. e só para constar eu sou o poke100 só mudei o nick e coloquei uma foto
    té mais

    ReplyDelete
  6. Diga ae, campeão! Bacana você ter mudado o nick, admito que assim ficou bem mais chamativo, e o nome também é simples e fácil de se lembrar, foi uma ótima escolha! :D As dicas da redação podem não ser voltadas estritamente para fics, mas admito que muitas delas podem ser aplicadas ao nosso conhecimento geral na escrita, e devem ser sempre consideradas quando se trabalha com uma dissertação. Escrever sempre é uma ajuda, até mesmo para as nossas fics, só depende de nós aprendermos a filtrar as informações boas e passarmos utilizá-las em nossas histórias, certo? (:

    Ah companheiro, agora nessa correria vejo como fica difícil manter as postagens, até porque nesse Arco da Iron Island tudo se interliga e parece que fica sem final, o que era diferente dos capítulos até então, admito que isso me desgastou muito. Mas não fiquem chateados, eu tenho alguns desenhos de novos personagens guardados há um tempão, em torno da semana apresentei para vocês o Crano Bonecrusher, o Rampardos do Roark; a Glory, uma Blissey; o Alexay, um Luxray; e também uma nova aparência para o Fenrir, o Lucario do Riley. Então será bem divertido conferir os novos gijinkas, e aos poucos ir aumentando o nosso portfolio de personagens! E é claro, no fim da semana que vem ainda teremos um Preview do que haverá no Capítulo 57, teremos um verdadeiro "show de mágicas"! kkkkk Abração ae, Typh! (:

    ReplyDelete
  7. KKKK VLW aê Canas estou muito ansioso mesmo pelo próximo capitulo.
    Eu não tive o privilégio de acompanhar o inicio de sua Fanfic mais essa é a primeira vez que vejo que você não posta e essa foi umas das características suas que mais me chamou atenção.O compromisso com o blog,eu admito que eu não tenho muito compromisso para com a minha fic e as vezes para pegar inspiração eu leio alguns caps seus kkkk
    Quero muitos ver os novos gijinkas e eu ainda não sei de onde você tirou essa ideia de guildas!foi genial!e os gijinkas!simplesmente sem palavras para isso foi você que me inspirou a começar a minha fanfic e eu devo muito a você por isso pois alem da ajudar nos meus conhecimentos no mundo pokemon ainda me ajudou na matéria que mais tenho dificuldade. Português!bom vou ficando por aqui
    ATÈ MAIS

    ReplyDelete
  8. Oh wait, tinha que vir comentar nisso aqui [mesmo não tendo lido nada ~sorry, trabalhos ginormes a serem feitos ><] Sim, sim, fiz o ENEM, ainda que eu esteja no segundo ano do Médio. Fiz só pra testar q
    Enfim
    Só pra começar, me apedrejem se quiserem, mas não achei ele cansativo. Os textos estavam de um tamanho normal. CANSATIVO É CEFET, UMA QUESTÃO POR PÁGINA E TU NÃO CONSEGUE LEMBRAR NEM QUAL ERA O INÍCIO DA ALTERNATIVA QUE TÁ LENDO É/
    Ainda assim, tive meus momentos de revolta. Tinha questão sobre a obra de Aleijadinho na prova de Linguagem. PQP, ISSO É HISTÓRIA, E AINDA POR CIMA A PARTE QUE NÃO ESTUDEI! QQQQQQQQ
    Aliás, e devo ter tomado uma lavada em Química /f*dasememe ~thanks, prof de Quím que não consegue explicar a matéria direito -.-''
    Ah, e morra de inveja quem teve dificuldade com o tema da redação, aprendi sobre migração bimestre passado qqq
    Só me surpreendi com o que me vi escrevendo. Saiu um texto de alguém tão diplomático, que acredita na humanidade e na bondade dos políticos..... Well, nunca julgue um livro pela capa, nem um estudante pela sua redação xDDD [tive que defender a Língua Portuguesa pra entrar no CTUR sendo que eu odeio essa matéria, sintam como sou falsa nas redações -okn, é sem querer t_t]
    Ah², será que se surpreenderiam muito se eu disser que terminei as provas de ambos os dias com 3 horas de folga? [das duas a uma: ou sou muito inteligente, ou me ferrei q]
    Acho que vou ter que limitar meu coment a isso mesmo.... Ah, os profs podiam ter aliviado os trabalhos por causa dessa prova, né? t__t
    Abraços da Tsuki o/

    ReplyDelete
  9. Legal que eu digo 'limitar' e quando vejo o coment saiu bem grandinho é/
    POR QUE MEUS CAPS SEMPRE SAEM TÃO CURTOS SE MEUS COMENTS SÃO MONSTROS?

    ReplyDelete

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -