Posted by : CanasOminous Jul 5, 2011

Olá, eu sou o Roark, líder do ginásio de rocha de Oreburgh, e trago hoje para vocês uma pesquisa especial a respeito dos Fósseis Pokémon. Os pokémon pré-históricos apresentam as formas mais primitivas de vida, que existiram há muito tempo atrás. Estes pokémon viviam em ambientes muito diferentes dos da atualidade, pois a disposição de seus alimentos e o ecossistema acabaram se perdendo ou sofrendo transformações ao passar do tempo. 
Você sabe o que é um Fóssil?

Os fósseis são restos de seres vivos ou vestígios de atividades biológicas (ovos, pegadas, gelo, âmbar, etc.) que são preservados nos sistemas naturais. A palavra fóssil deriva do termo latino fossilis, que significa “desenterrado” ou “extraído da terra”. A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia, e os especialistas em fósseis são denominados paleontólogos.

Vários pesquisadores do mundo pokémon andam desenvolvendo métodos de reviver um fóssil de um pokémon extinto. Uma característica que todo pokémon pré-histórico tem em comum é o fato de todos serem do tipo pedra. Vários fósseis já foram encontrados nos mais diversos continentes do mundo pokémon, e cada uma dessas criaturas ancestrais possuem uma longa história a ser contada.

Eles são muito raros e apresentam hábitos que estão frequentemente sendo estudados. Também pode-se encontrar locais onde existem fósseis petrificados, contendo informações preciosas que podem ajudar a pesquisa sobre estes primitivos Pokémons. Sinnoh é um dos melhores continentes para encontrar fósseis, pois possui diversas galerias subterrâneas e é formado por uma cadeia de montanhas extremamente antigas que separam o continente em dois lados.

Em geologia, o Escudo Cristalino é uma grande área de rochas ígneas e metamórficas que se encontram expostas, formando zonas tectonicamente estáveis. São blocos imensos de rochas antigas, em todos os escudos a idade das rochas é superior a 570 milhões de anos chegando mesmo aos 3 Bilhões e 500 milhões de anos. 

Helix Fossil
Omanyte & Omastar
No. 138 & No. 139 
Rock/Water - Evolui no Lv. 40

Este fóssil tem o formato de uma concha em espiral, formando a mesma estrutura que os Omanytes carregam nas costas. Eles são encontrados no continente de Kanto, mas também podem se encontrar alguns exemplares no Subterrâneo de Sinnoh.

Você sabia que os Omanytes são baseados em Amonites? O Amonite é um Cefalópode análogo ao Nautilus atual, mas com diferenças significativas na forma da concha e na sua estrutura. Os Amonites evoluíram e diversificaram-se durante o Período Mesozoico, e extinguiram-se no fim do período Cretácico.


Dome Fossil
Kabuto & Kabutops
No. 140 & No. 141
Rock/Water - Evolui no Lv. 40

Assim como o fóssil dos Omanytes, este fóssil tem o formato do casco que os Kabutos carregam em suas costas. Tanto este como o Helix Fossil costumam ser encontrados em cavernas de Kanto, uma vez que esses pokémons pré-históricos precisavam viver em ambientes aquáticos.

Você sabia que os Kabutos são baseados em Trilobitas? Os trilobitas são artrópodes característicos do Paleozóico, conhecidos apenas por registros de fósseis. Eles possuíam um exoesqueleto quitinoso, repleto de carbonato de cálcio, o que lhes permitiu deixar abundantes fósseis. Os trilobitas surgiram no início do período Cambriano, e desapareceram no fim do período Permiano, na extinção permo-triásica. Além das Trilobitas os Kabutos também possuem grandes semelhanças com os Límulos, um artrópode quelicerado também conhecido como caranguejo-ferradura.



Old Amber
Aerodactyl
No. 142
Rock/Flying - Não possui evolução

O Old Amber é um artefato feito de âmbar que contém os traços genéticos do pokémon Aerodactyl. Até hoje este objeto é um grande mistério, os pesquisadores de fósseis procuram mais informações sobre esse matérial, pois desse modo seria possível entender muito mais sobre os hábitos dos Aerodactyls.

Você sabe o que é um Âmbar? O âmbar é uma resina fóssil muito usada para a manufatura de objetos ornamentais. Sabe-se que as coníferas cuja resina se transformou em âmbar viveram há milhões de anos em regiões de clima temperado. Um grande representante da classe das coníferas seria o nosso atual Pinheiro. As resinas produzidas pelos vegetais agiam como proteção contra a ação das bactérias e contra o ataque de insetos que perfuravam a casca até atingir o cerne das árvores. Com o passar de milhões de anos, as substâncias orgânicas formadoras do âmbar acabaram formando uma resina endurecida e resistente ao tempo e à água. 

Root Fossil
Lileep & Cradily
No. 345 & No. 346
Rock/Grass Evolui no Lv. 40

O Root Fossil possuí o formato de uma raíz, assim como o corpo das Lileeps. Esses pokémons provavelmente são baseados em anêmonas ancestrais que acabaram sendo preservadas no fundo dos oceanos pela quantidade de sal contida nos mares. Os primeiros exemplares deste fóssil foram encontrados na rota 111, no deserto do continente de Hoenn. As Lileeps utilizavam de seus tentáculos para capturar suas presas, vivendo nas partes rasas de águas quentes.

É possível que as Cradilys e Lileeps possuam alguma semelhança com as Crinóides da classe Crinoidea. Estes equinodermos semelhantes a flores vivem desde abaixo da linha de maré baixa até profundidades abissais. O corpo é um pequeno cálice em forma de taça de placas calcáreas, ao qual estão presos 5 braços flexíveis que se bifurcam formando 10 ou mais extremidades estreitas.


Claw Fossil
Anorith & Armaldo
No. 347 & No. 348 
Rock/Bug - Evolui no Lv. 40

Encontrados no continente de Hoenn, o Claw Fossil possuí o formato de uma garra, que provavelmente pertencia aos Anoriths e Armaldos que viveram nos oceanos há milhões de anos atrás. Seus fósseis foram primeiramente encontrados nos desertos do continente de Hoenn, o que leva a hipótese de que aquele local fora coberto de água num passado muito distante.

Continuando nossa relação dessas criaturas, os Anoriths possuem uma semelhança com os Anomalocaris, um gênero extinto da família Anomalocaridae que, por sua vez, possuía uma estreita relação com os artrópodes.

Skull Fossil
Cranidos & Rampardos
No. 408 & No. 409
Rock - Evolui no Lv. 30

Ah, chegamos aos fósseis típicos da região de Sinnoh. Esta rocha apresenta marcas do crânio de um Cranidos. Os pesquisadores de Oreburgh trabalham na recuperação genética desses poderosos dinossauros para que desse modo possamos entender mais sobre como eles fora extintos e como viviam. O Rampardos é o meu pokémon favorito, e eu também venho trabalhando na reprodução desses pokémons na esperança de algum dia ainda poder vê-los no meio ambiente.

Você sabia que os Cranidos foram baseados nos Paquicefalossauros? O paquicefalossauro foi uma espécie de dinoussauro herbívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo. Ele media em torno de 8 metros de comprimento e 3 metros de altura.

Armor Fossil
Shieldon & Bastiodon
No. 410 & No. 411
Rock/Steel - Evolui no Lv. 30

Este fóssil apresenta marcas que lembram a cabeça de um Shieldon, que é protegida por um material metálico com a mesma resistência de uma armadura, o que faz jus ao seu nome. Os Shieldons sempre foram muito pacíficos alimentando-se de grama e frutos. Diferentemente dos outros fósseis que eram encontrados em ambientes marinhos até então, os pokémons do continente de Sinnoh são normalmente encontrados em selvas há milhões de anos atrás. Os Shieldons foram baseados em um espécie de dinoussauro semelhante aos Tricerátopos, que também viveram no período Cretáceo.

A Living Fossil?
Relicanth
No. 369 
Rock/Water - Hoenn

Você pode até estar pensando que os Relicanths não deveriam estar nessa lista, mas segundo pesquisas dos cientistas de Hoenn estes pokémons são tão antigos quanto qualquer outro, não mudando sua aparência em 100 milhões de anos.

Os Relicanths são baseados em Celacantos (Coelacanth, em inglês), um peixe extremamente antigo do período Devoniano. Acredita-se que os celacantos teriam sido extintos no Cretáceo Superior, porém foram redescobertos em 1938 no litoral da Áfrida do Sul, e hoje até mesmo existe um programa de investigação internacional com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre os celacantos! O South African Coelacanth Conservation and Genome Resource Programme.

Cover Fossil
Tirtouga & Carracosta
No. 564 & No. 565 
Evolui no nível 37 - Rock/Water - Unova

Novos fósseis podem ser encontrados em qualquer lugar, mas tudo depende do clima, do ambiente, das criaturas e predadores que lá viveram, entre diversos outros fatores. Ultimamente os cienstistas da região de Unova vêm trabalhando nas análises de dois novos fósseis recém descobertos, o chamado Cover Fossil e o Plume Fossil. Com os dados adquiridos sobre os novos pokémons Tirtouga e Archen, fui capaz de aprofundar minha pesquisa e descobrir em quem eles foram baseados.

Os Tirtougas possuem semelhança aos Arquelônios (Archelon ischyrus) que viveram durante o período Cretáceo  entre aproximadamente 75 e 65 milhões de anos atrás. Eles tinham de 3 a 4 metros de comprimento e pesavam em torno de 1,5 a 2 toneladas. Era um animal carnívoro que habitou os oceanos da zona da atual América do Norte. Tendo 4 metros de comprimento (duas vezes maior que a tartaruga marinha moderna), é o maior representante do grupo das tartarugas.

Plume Fossil
Archen & Archeops
No. 566 & No. 567
Rock/Flying - Evolui no Lv. 37

Os Archens foram baseados nos Arqueopterix (Archaeopteryx lithographica) que é uma espécie de ave primitiva que preserva características típicas tanto dos dinossauros quanto das aves. É a única espécie reconhecida do gênero ArchaeopteryxAlgumas vezes é referido pela palavra alemã Urvögel, que significa "primeira ave" ou "ave original". Viveu durante o período Jurássico em torno de 150-148 milhões de anos atrás, no que agora é do sul da Alemanha, quando a Europa era um arquipélago em um mar raso tropical quente, muito mais perto do equador do que é agora.


Jaw Fossil
Tyrunt & Tyrantrum
No. 696 & No. 697
Rock/Dragon - Evolui no Lv. 39 durante o Dia

A região de Kalos trouxe grandes surpresas como a descoberta de fósseis e Pokémons poderosíssimos que fizeram um marco na história como grandiosos dinossauros em seu tempo. "Jaw" deriva de mandíbula, enquanto "Sail" vem de velejar, aparentemente pela espécie de "barbatanas" que  Aurorus e Amaura trazem. Eles podem ser encontrados na Glittering Cave, e revividos no laboratório em Ambrette Town.

Os Tiranossauros (do grego, "lagarto tirano") são um gênero de dinossauros terópodas coelurossauros que viveram durante o final do período cretáceo, há aproximadamente sessenta e cinco milhões de anos atrás, em toda a região que hoje é a América do Norte, embora descobertas recentes indiquem que eles podem ter habitado o planeta inteiro. O único representante dessa classe é o Tiranossauro Rex, que ganhou a alcunha nomenclatural de rex (rei, em latim), por ter sido considerado o maior dinossauro carnívoro por um longo tempo.

Sail Fossil
Amaura & Aurorus
No. 698 & No. 699
Rock/Ice - Evolui no Lv. 39 durante a Noite

O Amargassauro (Amargasaurus cazuei, do latim "lagarto de La Amarga") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico até o início do período Cretáceo. Media em torno de 9 a 12 metros de comprimento, 4 metros de altura e o seu peso variava entre 5 e 7 toneladas.


Os Amaura são baseados em um bebê ou jovem Amargassauro, especulações por terem possíveis extensões de barbatanas em sua pele em suas colunas vertebrais. Os Amaura também compartilham traços com várias espécies Diplodocoidea. A mudança de cor em cima de sua cabeça possuem as cores da aurora boreal.




Viram só? Uma simples pedra pode carregar uma história de milhões de anos, e muitos nem sabem a verdadeira importância destes raros artefatos. O estudo dos fósseis é bastante importante para conhecer o passado e a história da terra, bem como determinar a idade relativa de várias sequências estratigráficas. Milhares de Pokémons antigos podem ainda não terem sido descobertos, mas é possível que ainda possamos encontrar muitos outros com estudos e o avanço contínuo de nossa ciência.

Roark, Oreburgh Gym Leader.

Nota: Este post é parte integrante do blog Aventuras em Sinnoh. A cópia total ou parcial deste artigo é  tida como plágio. É preciso nossa autorização para poder compartilhá-lo. Agradecimento ao Bulbapedia que serviu como fonte.

{ 8 comments... read them below or Comment }

  1. Yoo Canas !

    Acho que sou tipo o Roark, amo Pokémon fosseis *-*

    Eu tanho um Cranidos no meu Pokémon Diamond que já evoluiu para Rampardos.
    Além do mais, tenho no LEafGreen, Aerodactyl e Omastar ! Puxa, eles são muito legais... Além do que podem aprender vários ataques.

    O meu Rampardos, por exemplo, aprendeu o Surf, e eu nem sabia que ele podia aprender ! Não é incrivel ?

    O meu Pokémon fossil favorito é o Shieldon e o Archen...

    Muito boa explicação sobre fosseis, agora, se caso precisar em alguma aula, sei a quem recorrer ! ^^

    Abraços !

    ReplyDelete
  2. Eae Vanessa!! Caramba, ver alguém que ainda gosta dos pokémons fósseis é bem raro. Cara, fiquei muito tempo para conseguir criar esse post, tiver que pesquisar a origem de cada pokémon em inglês para depois traduzi-los e reformulá-lo na forma que eu pudesse fazer uma espécie de artigo! Ufa, mas acho que valeu a pena! ^^

    Eu sempre tive todos os fósseis em todos os games, mas admito que o meu favorito seja o Cradily. Estou louco para pegar um Tirtouga no Pokémon Black e White, eles possuem uma defesa surpreendente! *-* E caramba, Rampardos aprender Surf? Essa é nova até para mim! kkkkkkk

    Fico feliz que você tenha gostado do meu post Vanessa, fiz o possível para compartilhar meu conhecimento sobre fósseis com todo mundo! (: Pode ter certeza que com o tempo trarei novos especiais desse estilo! ^^ Beijos~

    ReplyDelete
  3. Salve, salve, parceiro Canas!
    Cara eu odeio história e geografia, mas assim fica bem fácil de entender! Vlw pela explicação dos pokémons fosseis, ficou bem foda man!
    Não teria paciência de fazer nem a primeira linha!
    Flw ai

    ReplyDelete
  4. Yo-Canas!
    Cara, que demais essa "aula" sobre pokémons fosseis.
    De todos os líderes de ginásio, o que eu mais gosto é o Roark (de verdade).
    Amo pokémons fosseis, tenho todos eles em todos os games (Cranidos e Shieldon são os melhores *-*)

    ReplyDelete
  5. Caninhas!! Muito legal esse especial!! adoro os anoriths acho eles tãoo bonitinhoss *0* Muito bom o Roark apresentando!! gosto muito dele!! ele é tãoo fofo *0* (de onde ela tirou isso?) Anyway... Muito bom mesmo! imagino o trabalho que vc teve pra montar tudo isso! e as imagens estão de mais ;] Parabens!!
    KISSES~*

    ReplyDelete
  6. Perae, perae, se tem um post sobre fósseis pokémons aqui, eu tenho que ler *-* Pufavo, meu amor pela Paleontologia é muito absoluto para deixar isso aqui passar <3 ~eu tenho um livro só sobre vida pré-histórica, é meu xodó, trato com todo o carinho aaopskaskoapks
    E é tão bom ver a menção dessa ciência, geralmente quando eu falo que quero ser paleontóloga as pessoas me olham com uma cara tipo 'wat?'
    Anyways, voltando para os pokés q
    Dsclp, fósseis de Kanto, mas nunca fui muito chegada a vocês [a exceção do Aerodactyl] qq Mas pera, Kabuto foi inspirado nos trilobitas, vou lembrar disso quando estiver virando Fire Red again *w* Me gusta trilobitas, acho eles fofos *-* *eu já desisti de tentar entender essa criatura -.-''*
    Aliás, agora que parei pra pensar, que estranho que o material genético do Aerodactyl tenha ficado no ambar '---' Tipo, ele foi se alimentar da seiva das árvores e acabou preso na resina? qq
    Agora, indo para Hoenn.... Cradily sempre foi meu queridinho dos fósseis de lá, aí sempre escolhia Root Fossil *u* ~mas né, geralmente desanimava de consegui-lo devido a trabalheira que é evoluir o Lileep q E também, quando joguei Emerald e peguei o segundo fóssil, acabei me apegando ao jeito fofo do Anorith *-*
    Aliás, é só eu ou alguém mais tá achando o Lileep e o Cradily muito com cara de heartless? qq *só você ¬¬*
    Agora, Sinnoh fósseis.... Dsclp os demais, mas só gosto do Cranidos u....u ~talvez ache o Shieldon bonitinho, mas a evolução dele no me gusta, então fico só com o Cranidos u..u
    Ué, por que Relicanth tá depois dos fósseis de Sinnoh? .-.
    Os fósseis de Unova *www* Deu até vontade de jogar Pokémon Black agora, que fósseis maneiros *wwwww* Principalmente o Archen, tenho paixão pelo Archaeopteryx *------------------*
    Abraços da Tsuki o//

    ReplyDelete
  7. Eu tenho uma carta chamada Mysterious Fossil, pra que pokémon ela pode evoluir? :P

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu lembro dessa carta no TCG kkk Se não me engano, elas devem ser usadas antes de um Omanyte e um Kabuto.

      Delete

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -