Posted by : CanasOminous Jul 16, 2011

Para aqueles que não me conhecem, eu sou Walter Wallers, ex-campeão da Liga de Sinnoh, e pai dos jovens Luke e Lukas. Estou aqui para compartilhar meu conhecimento sobre um assunto que muitas vezes passa despercebido por treinadores novatos: Os Effort Points.

Um pokémon é totalmente composto por números, o Status Base. Os Effort Values, frequentemente abreviados como EVs, são valores invisíveis de cada Pokémon, sendo que cada criatura fornece uma quantidade diferente desses pontos.  Os EVs são atribuidos para todos os status, desde HP, Attack, Defense, Sp.Attack, Sp.Defense e Speed; e o máximo que um pokémon pode ganhar em cada batalha é de 3 pontos. Os Efforr Points são adquiridos a partir do momento em que o Pokémon ganha os pontos de experiência no fim da batalha.
 
Os EVs são muito importantes. Ele influenciam o máximo que um stat pode alcançar no nível 100, isso explica o motivo pelo qual pokémons de níveis iguais nunca possuem os status iguais. Tornando algumas criaturas bem mais poderosas do que as outras que não foram treinadas por meio dos Effort Points.

Como funcionam os Effort Points?
A cada 4 EVs que um Pokémon ganha do mesmo tipo, corresponde a 1 ponto a mais para o Stat quando o pokémon passar de nível. O máximo de EVs que um Pokémon pode receber ,no total, são 510, mas apenas 255 para cada Stat.

HP (Hit Points)Max 255
ATK (Ataque)Max 255
DEF (Defesa)Max 255
SPD (Velocidade)Max 255
SP.ATK (Ataque Especial)Max 255
SP.DEF (Defesa Especial)Max 255
Total510
Cada um dos seis atributos possui um EV associado, que aumenta a cada vez que se derrota um Pokémon oponente até um certo limite. Derrotar Pokémon de níveis altos não ocasionará um aumento maior de EVs; pelo contrário, a forma mais eficiente de se treinar um Pokémon é derrotando oponentes de níveis baixos, de modo que os atributos atinjam seu limite de EVs o quanto antes.

Uma regra importante que não nos podemos esquecer é que, se cada 4 corresponde a 1 ponto, nunca se devem utilizar todos os 255 num Stat, pois 255/4=63,75, logo, existirá aqui um desperdício de EVs. Assim, temos de ver qual o número de EVs que se deve utilizar para dar um número inteiro, que é 252/4=63.

Mas isso leva muito tempo... Não existe alguma outra forma de conseguir esses pontos mais rapidamente?


Realmente, criar um pokémon atribuindo perfeitamente os Evs é um trabalho difícil, mas por sorte não é preciso derrotar milhares de vezes o mesmo Pokémons para que se consiga os pontos de EV necessário, alguns itens facilitam esse trabalho dobrando o número de pontos adquiridos. O Macho Brace em especial tem exatamente essa função. Confira a lista abaixo dos demais itens:


Power WeightGanha 4 extra de HP depois de cada batalha
Power BracerGanha 4 extra de ATK depois de cada batalha
Power BeltGanha 4 extra de DEF depois de cada batalha
Power Lens Ganha 4 extra de SP.ATK depois de cada batalha
Power BandGanha 4 extra de SP.DEF depois de cada batalha
Power AnkletGanha 4 extra de SPEED depois de cada batalha

Vitaminas também podem ser usadas para incrementar os EVs dos respectivos atributos. O incremento é de 10 a cada vitamina usada, porém,o máximo que se pode fornecer para cada atributo com o uso desses itens é de 100 EVs. (Mas lembre-se que esses dados são referentes à geração IV (Diamond/Pearl/Platinum))



 HP Up Aumenta 10 EVs de HP
 ProteinAumenta 10 EVs de ATK
IronAumenta 10 EVs de DEF
CarbosAumenta 10 EVs de SPEED
 CalciumAumenta 10 EVs de SP.ATK
ZincAumenta 10 EVs de SP.DEF

 Pokérus
Existe ainda um pequeno vírus que ajuda no EV Training, conhecido como Pokérus. Provavelmente você já o viu, mas pode não saber o que é.  Pelo contrário do que as pessoas pensam, esse vírus é benéfico e duplica o total de EV's ganhos na batalha.

Esse vírus surge quando você menos espera, e consegui-lo pode não ser uma tarefa fácil. Mas uma vez que você possua um único pokémon com esse vírus você pode normalmente passar para o resto do time. O vírus é curado automaticamente após 24 horas, mas caso seu pokémon seja depositado no Box esse tempo será interrompido e só voltará a correr caso o pokémon esteja no grupo. (Não se esqueça, mesmo com seu desligado o relógio continuará contando essas 24 horas, então, caso não queira perder o vírus, deposite seus pokémons!)

E a propósito, tenha em mente que cada só pode adquirir esse vírus uma única vez.  Caso ele seja curado, o sistema imunológico da criatura fará com que o vírus não possa voltar. Você sabe que seu pokémon foi curado do Pokérus caso o símbolo abaixo surja no Pokémon Info.



Eu quero treinar um Pokémon com os Effort Points, mas ele ainda está no nível 5, e caso eu mate qualquer outro pokémon os Evs serão alterados... O que eu faço?
Exp.Share. Isto não passa apenas os Exp.Points, passa também os EVs ganhos naquela batalha, mas sem a adição dos EVs ganhos com o Pokérus e itens restantes. Também pode-se utilizar do Day Care até que o pokémon alcance um nível forte o bastante para batalhar sozinho, ou então utilize dos Rare Candys caso tenha um estoque grande. Isso explica o motivo pelo qual pokémons treinados até o nível 100 somente com Rare Candies nunca são tão fortes quanto aqueles que batalharam duro para conseguir os Evs.

Oops, acho que cometi um engano na conta dos Evs... O que eu faço?

Existem Berries especiais que retiram EVs dos Pokémons. São eles:
 Pomeg BerryDiminui 10 EV de HP
 Kelpsy BerryDiminui 10 EVs de ATK
 Qualot BerryDiminui 10 EVs de DEF
 Tamato BerryDiminui 10 EVs de SPEED
 Hondew BerryDiminui 10 EVs de SP.ATK
 Grepa BerryDiminui 10 EVs de SP.DEF
Como posso saber qual o valor oculto de EVs que cada pokémon fornece?

Para saber se um pokémon já adquiriu o máximo desses pontos, você deve levar seu Pokémon para um local onde ele possa adquirir um Effort Ribbon. Em Sinnoh, é uma garota de Sunyshore City que os distribui dentro do Seal Shop, fornecendo essas fitas como prêmio para os pokémons que conseguirem o máximo de Effort Points.

Cada pokémon possui uma quantidade oculta de EVs que pode fornecer, mas esta é uma lista realmente grande. Minha memória está falha e eu realmente não consigo lembrar-me todos de cabeça, mas existem bons livros que marcam todos os pontos fornecidos por cada pokémon. Procure pelo Serebii.net nas respectivas páginas:



O árduo trienamento com Pokémons por meio de Effort Points resulta em criaturas fenomenais dignas de um verdadeiro campeão, agora que você já sabe parte deste árduo treinamento já pode começar o seu próprio treino! Prepare o lápis e papel e treine seu pokémon perfeitamente aumentando cada stat conforme a necessidade de seu pokémon. Mas não deixe de consultar outros livros que possam explicar melhor esse assunto de tanta importância e que muitas vezes passa despercebido por treinadores iniciantes.
Walter Wallers.

Nota: Walter Wallers é um personagem originalmente criado pelo Aventuras em Sinnoh, não tendo nenhuma conexão com o anime ou game original. O conteúdo aqui apresentado foi feito pelo Aventuras em Sinnoh, e é preciso nossa autorização para poder compartilhá-lo. Agradecimento ao Pokéforum PT e Ecruteak Town que serviram como fonte.

{ 2 comments... read them below or Comment }

  1. Sim, depois de quase dois anos cá estou para falar neste post em particular.

    É rapaz, eu andava bem desacreditado da rotina de treinos, porque meus Pokémons subiam de nível, mas ainda eram fracos contra certos desafios (Battle Frontier, por exemplo). Aí parei um pouco, refleti sobre o que poderia estar faltando, e resolvi arriscar um aprendizado sobre os Effort Values. E acredite, Aventuras em Sinnoh foi minha primeira fonte de pesquisa. Simplesmente esse post quase pré-histórico do seu site foi logo o primeiro que veio à mente.

    E pensar que já me tirou quase todas as dúvidas! Acho que o resto terá de ser esclarecido na base do aprendizado prático mesmo, mas é assim que funciona. E assim trabalhamos para ser invencíveis! UAHUHAUHAUHAUHAUHAU Olha o meu instinto competitivo atacando de novo!

    ReplyDelete
  2. Rapaz, isso faz tempo mesmo hein, tanto tempo que até o Walter parecia mais velho na foto kkkkk Mas sabe de uma coisa? Acho que nessa época eu ainda me dedicava muito mais às atrações de Sinnoh. Quando ainda não existiam desenhos e nem Fire Tales eu tinha que ganhar o público com o conteúdo, então eu passava dias planejando algo que ficasse impecável. A maior prova disso é que minhas matérias mais visualizadas do Guia são a de Fósseis Pokémon, as Natures, Effort Values e Super Contests; as primeiras que trabalhei aqui para o blog.

    É sempre bom ver que um conteúdo antigo gera bastante movimento. Na verdade é bem difícil ver o pessoal comentar em coisas antigas, mas eu adoro. É como se isso fosse a prova de que tudo que você fez ainda pode vir a ser útil no futuro, por isso quando se posta coisas na internet sempre deve dar o seu máximo. Nunca se sabe quando virá a ser útil para alguém, não? Valeu pelo comment campeão, e fico feliz em ter ajudado! Pode ter certeza que com essas dicas logo mais todos os líderes da Fronteira estarão beijando seus pés. Agora é só treinar, praticar e errar muito. Treinar com Efforts é chato pra caramba, mas a diferença sempre é monstruosa!

    ReplyDelete

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -