Posted by : CanasOminous Jul 16, 2013

No processo de criação de um jogo, quanto mais sólida e visível for a ideia, melhor o seu desenvolvimento e menores os contratempos. Além de concept art, outra etapa muito importante para esse desenvolvimento é a modelagem em massa. Ela permite uma visão em escala e em três dimensões que o desenho não consegue simular, além de ser facilmente manipulável e expansível, onde podemos ver de vários ângulos o cenário proposto.

Um modelo físico é de grande ajuda para os modeladores 3D tirarem suas referências. Além disso, a partir de um modelo físico podem-se tirar moldes para fabricação de brinquedos, bonecos e figuras de ação, além de outros artigos de marketing para o projeto.

Trecho da apostila de Cenário em Massa da Saga.

A massa utilizada chama-se Clay, e pode ser adquirida no site da Dim Clay, que pode ser acessado clicando no logotipo d aloja ao lado. Lá você encontra também acessórios e ferramentas indispensáveis para melhorar a produção de seus projetos, e como já comprei algo e o recebi dentro do prazo estabelecido, posso dizer que a loja é bem confiável e acessível. Por que não tenta começar o seu?

Abaixo você confere uma galeria com algumas imagens de alguns de meus projetos. Erros, acertos, e também alguns pequenos objetos que poderão compôr uma futura cena enquanto treino antes de entrar no módulo de personagens. Viso compartilhar aqui meu treinamento com a massa, e ir mostrando a evolução nesta área. Quer acompanhar?


Acessórios da loja Dim Clay, eles são indispensáveis para um bom projeto, e podem ser utilizados como base, retirar o excesso da massa, modelar, e também adicionar detalhes muito pequenos ou precisos no projeto. O segredo desta massa é ter uma boa base a ser feita, e para isso você pode utilizar todo tipo de material, deste papelão, papel paraná, palitinhos de dente ou sorvete, etc.

Eu duvido vocês adivinharem o que é (ou era) isso. Dicas: Tinha pernas longas, cabelo curto e peitões. Okay, não parece nem um pouco com um Chibi da Wiki, mas a questão é que eu fiquei com raiva e acabei o amassando. Eu deveria ao menos ter tentando terminar, poderia ter ficado legal...

Na primeira vez que você mexe com essa massa você descobre que é mais difícil do que parece. Coloquei esses aqui somente por consideração, mas a ideia era fazer um Porygon-Z e um desses pratos japoneses. É um jogo de paciência, algo que naquele dia em especial eu não tinha.
Foram os meus primeiros, dá um desconto. *risos*

Um Rei, um Peão e uma Torre para compôr um cenário de Xadrez.
Fazendo testes com objetos para colocar a mão da massa mais tarde.

A modelagem em massa pode ser utilizada como referência para o que virá a ser modelada nos softwares 3D. Na postagem sobre o Maya vocês poderão ver o resultado final de um tabuleiro de Xadrez.

A peça do Rei, mas nota-se que eu ainda não tinha as ferramentas para retirar o excesso e alisar a peça. Elas não são obrigatórias, mas fazem muita diferença na hora de dar detalhes e fazer partes lisas ou retas.

Trabalhando com textura de pedra para cenários

Mais alguns objetos, dentre eles um vaso, um pincel, algumas tábua de madeira e um pedaço de bambu.

Um conjunto de diversas objetos produzidos em torno da semana. As peças de xadrez, dentre outros já citados, e também um dado, um cogumelo do Mario, uma pokébola, e um Pikmin segurando uma pilha. A ideia é mais tarde começar a utilizá-los em algum cenário, ou então simplesmente desfazer e reutilizar a massa.


A grande Árvore Deku.

{ 2 comments... read them below or Comment }

  1. Me sinto um novato comentando em Sinnoh depois de tanto tempo KKKKKKK' Mas, chorem de alegria, cá estou \õ/

    Canas, eu achei tudo muito foda! Mano, eu nunca fui bom com modelagem, quer dizer, nunca pratiquei desse tipo e tal... Mas só pelas massinhas de modelar que eu brincava quando era criança dá pra tirar a conclusão de que se eu fosse viver disso morreria de fome! KKKKKKK' Os seus ficaram demais! E aquele Chibizinho da Wiki, cara, antes mesmo de ler a descrição debaixo dele eu bati o olho e pensei: Wiki? Como tu amaça, cara? D:
    Achei que tava ficando tão legal. Seria esse o primeiro passo para futuros "bonecos" dos personagens de AES? Ah, ok, viajei bonito agora... KKKKKKKKK'

    Mas eu brincaria numa boa com a bonequinha da Wiki -V-
    Faria mais sucesso do que a Barbie, cara! KKKKK'
    Agora sem zoeira, parabéns. Achei que todos eles ficaram muito bons. Para um iniciante tu mandou bem. Humilhou o hambúrguer de massinha colorida que eu fiz na infância! KKKKK'

    Continue com esses projetos maravilhosos, Ero-san.
    See ya \õ/

    ReplyDelete
  2. Diga ae, Thiagão! Valeu por comentar cara, acho legal quando posto um conteúdo diferente e a galera mostra interesse, até porque modelagem é uma coisa que muita gente curte, mas só não sabe por onde começar. Quero ver como essa página estará lá para o futuro, mas para isso seguir firme com o curso e não desistir, por mais difícil que seja para manter o ritmo. Olha cara, acho que essa massa é prática e paciência, só isso. Ninguém nasce com um dom, você vai estudando uma coisinha ou outra, pegando alguns macetes, e tendo as ferramentas certas acho que qualquer um pode criar algo. Tanto é que disponibilizei o site onde compro, então quem quiser experimentar é só preparar a carteira, porque não é barato kkkkkkkkk

    Cara, cara, novato é foda. Ele sempre vai querer começar seno o bonzão, querendo modelar logo uma musa nos primeiros 20 minutos. Deu no que deu, vendo a foto da Wiki eu sinto que ela poderia ter ficado muito fofinha, mas eu amassei sem dó e nem piedade cara. Burro, burro, burro!! Agora vou esperar para modelar uma Wiki em corpo inteiro quando eu entrar no módulo de personagens. Cara, essa é uma das minhas metas de vida, modelar um personagem que eu criei. É lógico que tu não disse bobeira, vou lutar até o fim para tornar isso real, e espero que vocês estejam aqui para conferir o resultado.

    Valeu pela força ae, Thiagão. Quero ir trazendo coisas mais legais, e ocasionalmente irei atualizando essa página com meus novos projetos. Amanhã irei mostrar as modelagens em 3D e depois algumas fotos das coisas que comprei no Anime Friends, e entre elas, uma ERZA cara!! Agora sim tenho uma modelo para quando eu for modelar, quero que a Wiki esteja igualzinha àquela posição sexy dela!! kk Abraços ae, companheiro.

    ReplyDelete

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -