Posted by : CanasOminous Jul 17, 2013

O software de animação 3D da Autodesk, o Maya, oferece um conjunto completo de recursos de criação para animação, modelagem, simulação, renderização, matchmoving e composição sobre uma plataforma de produção com alta capacidade de expansão.

Abaixo vocês conferem uma lista de alguns projetos e testes para uso no programa Maya, alguns do 3D Max e também no ZBrush; mas no geral esta postagem compartilha a ideia básica das formas poligonais, aplicação de material, render e UV Mapping.



Controle de Atari

Controle do NES

Projeto para uma cena,
incluindo Sofás e uma mesinha de centro

O Shader Map é uma ferramenta para a geração de altura, deslocamento, especular, oclusão de ambiente e dudv para mapas material em visualização 3D.



Moon & Earth
Com o Mapeamento UV podemos aplicar o material e fazer uma simples esfera parecer a terra, e ainda encaixar a Lua perdida em seu cantinho do universo.
A Sala Amarela.
Primeiro projeto para montar um quarto, mas que foi descartado. Trata-se apenas de um teste sem a aplicação de texturas e iluminação.


Controle do Super Nintendo com material aplicado.

? Block e Brick Block

Mesa modelada no 3D Max, baseada em um trabalho da faculdade para a matéria de Composição 3D. A ideia era recriar a imagem baseada no texto abaixo, de Claudia Casaroti.


"A caótica disposição de objetos na mesa de madeira envelhecida, com anos de poeira acumulada é uma extraordinária contribuição à bagunça estimulante do ambiente. Folhas de papel espalhadas com desenhos e rabiscos, lápis em diversas cores, livros já bem surrados, máscaras velhas de super-heróis, tocos de vela em castiçais de cerâmica, brinquedos de madeira, frascos e garrafas vazios, peças remanescentes de um jogo de xadrez, uma lanterna quebrada, evidências da imaginação de quem ali esteve antes, que hoje, borrifadas pela luz solar penetrando nas frestas do teto e das paredes, convidam à ousada criatividade daqueles que chegam. Atmosfera que arremessa até o mais desprevenido observador às composições de Morandi e Cezanne. Confusão que evoca a mobilidade de Toulouse Lautrec."

Projeto para um Porygon, modelado no Maya

Pokébolas modeladas no Maya



Teste de iluminação e sombra em uma mesa.
Não finalizado.

• ZBrush 4R4 

O ZBrush é um software de modelagem tridimensional usado em filmes e animações.  Chegou inclusive a ser usado no filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, o que para mim não foi nenhum motivo de felicidade e empolgação, certo? O ZBrush é conhecido por sua simplicidade, e por ser voltado ao leigo, já que até mesmo este pode obter excelentes resultados. Contemplem a minha tentativa de construção de uma pedra à esquerda! - rs.


Agora não comparem a minha pedra com o esqueleto de dragão que já vem disponibilizado no próprio ZBrush 4R4, eu precisei tirar um print desta grande obra, apenas imaginando aonde um pouco de esforço e determinação pode me levar daqui há alguns anos. Muitos anos. Muitos.

Uma Bomb-Omb e uma Pokébola. Esse eu fiz para a galera, bem simplório e básico, mas eu ainda estou visando apender a manusear o ZBrush com mais precisão, o professor recomenda o uso de tablet, então aí complica as coisas... Fico imaginando como seria trabalhar em cima de Pokémons modelados em 3D, como o Beldum ou a nossa Porygon-Z. A modelagem da Wiki que prometi ficará para um futuro beeeeem distante, mas a cada dia continuo me surpreendendo, e quem sabe esse projeto não esteja tão distante assim como penso...


Caixa de Madeira
Material e textura para aplicação feitas no Photoshop,
aplicados sobre uma caixa simples no Maya.
Trabalho de Modelagem 3D - Maya
Mesa de Xadrez
Projeto realizado em Junho de 2013





Trabalho de Mídia e Sinalização Exterior 3D - Maya
Mesa de Doces Personalizada
Projeto realizado em Novembro de 2013




Participe! Deixe um Comentário!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -