Posted by : CanasOminous Jan 1, 2013

Carcharodon megalodon, também conhecido como Megalodonte, que significa “dente enorme”, foi uma espécie de tubarão gigante que viveu provavelmente entre 20 milhões de anos atrás. Conhece-se esse animal pelos dentes fósseis e algumas vértebras e esqueletos parciais encontrados. Os dentes são muito parecidos aos de um tubarão-branco, e como outros tubarões modernos, o esqueleto do megalodonte era formado por cartilagem, e não ossos.

Proporção da mandíbula do Megalodonte, com relação
aos enormes dentes 
fossilizados encontrados.
Esse animal foi o maior predador aquático que já viveu nos oceanos, podia pesar 4.000 kg e medir de 20 a 30 metros, com um peso que podia ultrapassar as 40 toneladas. Sendo mais de três vezes maior do que os atuais tubarões brancos, o Megalodonte tinha dentes que ultrapassavam os 16 centímetros de comprimento e eram substituídos durante toda a vida da criatura. Ele alimentava-se de baleias. Existe a teoria de que os megalodontes se extinguiram quando os mares polares ficaram frios demais para a sobrevivência dos tubarões, permitindo as baleias nadarem fora do alcance deles durante o verão.

Os fósseis de Carcharodon megalodon foram escavados em muitas partes do mundo, incluindo Europa, América do Norte, América do Sul, Puerto Rico, Cuba, Jamaica, Austrália, Nova

Zelândia, Japão, África, Malta, Granadinas e na Índia. Seus dentes também foram escavados a partir de regiões distantes das terras continentais (por exemplo, a Fossa das Marianas, no Pacífico). Tem quem acredite que eles ainda vivem nas profundezas dos oceanos.



Tamanho proporcional de um Megalodonte em relação ao
Tubarão Branco e outros tubarões atuais.




{ 4 comments... read them below or Comment }

  1. eu fico imaginando como os antigos defensores da abiogênese iriam explicar como esse grandão surgiu kk

    ReplyDelete
    Replies
    1. Se uma criatura dessas fosse encontrada viva em algum lugar esquecido do oceano, muitas teorias seriam reformuladas e repensadas baseadas em sua existência! Imagina só, estar de boas no barco e se deparar com uma barbatana dessas? kkkk Adeus, oceanos! Sou suspeito para dizer, adoro essas criaturas bizarras, e ainda acho que em algum lugar muito profundo e desconhecido pode ser que existam algumas criaturas como essa... A ciência ainda tem muito a descobrir, não é? :D

      Delete
    2. kkkk realmente, isso iria abalar tudo que conhecemos hj! eu tbm acredito que seres ''gigantes'' possam habitar a zona hadal (que se não me engano é a mais profunda)esse assuntos são tão interessantes XD
      eu acabo me perdendo nas minhas próprias hipóteses.. tipo, se ele ainda existe, será que existe algum predador pra ele? já tenho uma imaginação fértil, e esse tipo de coisa ainda a estimula. já dá pra entender o quanto eu me distraio né? kkk

      Delete
    3. Pois ehh meu caro, e é muito bacana você alimentar sua imaginação com criaturas como essa, é muito bacana quando as histórias têm fundamentos em lendas, histórias do passado, afinal, a imaginação do ser humano sempre foi extremamente fértil e desde as navegações já falavam de sereias, leviatãs e monstros marinhos. Acho que acabamos herdando essas características kkk

      Olha, creio que na época não existia nenhum predador para o Megalodonte, e se ele estivesse por aí hoje, só um Godzilla pra acabar com ele kk Se eles estiverem vivos devem habitar um desses portais dimensionais, ou viverem tão fundo que se tentarem subir a pressão da água e a luz certamente os destruiria. Vai que depois de tantos anos desaparecido, ele surja como uma criatura completamente nova sem olhos por conta da escuridão, com um formato mais assustador e com aparência de monstro mitológico?! Bem, a imaginação do ser humano não tem limite mesmo! kk Abraços.

      Delete

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -