Posted by : CanasOminous Jan 1, 2013

O Peixe-Lua, que possui nome científico Mola mola, pertence à ordem Tetraodontiformes e é o maior peixe-ósseo conhecido, chegando a atingir 4 metros de comprimento. Possui uma silhueta inconfundível. Seu corpo circular termina quase abruptamente, como se tivesse sido cortado ao meio. As barbatanas dorsal e anal, semelhantes e opostas, são os únicos meios de que ele dispõe para a propulsão. Com essa forma desfavorável, não é de admirar que o peixe-lua seja lento, o que o torna uma presa fácil de tubarões. Para estes, aliás, trata-se de uma lauta refeição, já que o peixe-lua é enorme.

O peixe-lua destaca-se por carregar uma impressionante carga parasitária, sendo que foram identificadas, até o momento, cerca de 50 espécies distintas, tanto endo quanto ectoparasitas. As fêmeas produzem até 300 milhões de ovos por vez, que são liberados na água e fecundados pelos machos. 

Habitam as regiões temperadas e tropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico; é também largamente difundido na bacia do Mediterrâneo. Por vezes é visto na superfície dos oceanos, em um comportamento que acredita-se ter a função de aquecer o corpo após prolongados mergulhos em grandes profundidades. O Oceanário de Lisboa tem dois peixes-lua no tanque central. É conhecido como Ocean Sunfish, no inglês.

Fonte: InfoEscola



Alomomola, um Pokémon da 6° Geração baseado no Mola Mola.
Ocean Sunfish ao fundo, do jogo Animal Crossing: Wild World.

Participe! Deixe um Comentário!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -