- Back to Home »
- The Forests »
- Amanita muscaria
Posted by : CanasOminous
Jun 9, 2014
Esse fabuloso e curioso cogumelo vermelho com pintas esbranquiçadas é um velho conhecido de muitas crianças e adultos. Vemos aqui o principal modelo para os cogumelos de desenhos animados, ilustrações de livros e jogos. Ah, trata-se desse mesmo que você está pensando! Digamos que o Amanita muscaria foi a inspiração utilizada pelo mestre Miyamoto para criar os Mushrooms em Super Mario Bros.

Embora tenha a aparência inocente e aspecto apetitoso, quando ingerido pelo homem ou animais domésticos este cogumelo é tóxico. Dependendo da quantidade ingerida, o Amanita muscaria capaz de induzir alterações no sistema nervoso, levando a alteração da percepção da realidade, descoordenação motora, alucinações, crises de euforia ou depressão intensa. Calma, ainda tem mais! A lista conta com espasmos musculares, movimentos compulsivos, transpiração, salivação, lacrimejamento, tontura e vômitos são também sintomas referidos na literatura.
Esse cogumelo é bastante conhecido na Europa e na América do Norte. No Brasil, foi constatado pela primeira vez na região metropolitana em Curitiba - PR pelo botânico A. Cervi, da Universidade Federal do Paraná, em 1982. Nessa ocasião, a introdução desse cogumelo no Brasil foi atribuída a importação de sementes de Pinus de regiões onde ele é nativo. Os esporos do fungo teriam sido trazidos em mistura com as sementes importadas. Posteriormente, o cogumelo foi também encontrado no Rio Grande do Sul e, mais recentemente (1984) em São Paulo na região de Itararé, em associação micorrízica com Pinus pseudostrobus.

E sem sombra de dúvidas, a referência mais famosa pode ser vista em todos os jogos do bigodudo da Nintendo. Será que o Mario também ficam doidão quando ingere um desses? Pelo menos mais forte, isso fica! 1-UP!
Fonte: Ambiente Brasil