Posted by : CanasOminous Sep 15, 2014

Já ouviu falar de Scott Pilgrim? Se não conhece esse personagem, talvez já tenha visto o filme ou a arte desse cara em algum lugar da internet. Bryan Lee O’Malley, um aclamado cartunista canadense, trouxe para nós uma nova obra chamada Seconds, que já tem data de estréia para sair no Brasil, conforme confirmado pelo próprio autor em seu tumblr.

Em uma visita à famosa Livraria Cultura de São Paulo, deparei-me com a capa desta nova Graphic Novel na área de lançamentos pelo preço de R$ 80, uma capa extremamente chamativa com seu tom salmão e uma arte que eu poderia diferenciar de longe. Bryan contou em seu site que a edição em português sairá em dezembro, e fora o preço caro por conta da importação, decidi que seria melhor esperar a versão em português para adquiri-lo, afinal, eu ainda não sabia nada sobre esta nova obra. Valeria ela a pena, ou não?

A capa de Seconds, por Bryan Lee O’Malley

No mesmo dia, veio aquele arrependimento e percebi que eu realmente deveria ter comprado o livro. Quando conheci Scott Pilgrim, fiquei maravilhado com a maneira como a história era tão criativa e singela, misturando personagens carismáticos, jogos e uma das características que mais adoro em histórias: A retratação do cotidiano com um toque de magia, do sobrenatural.

Ansioso demais e sem esperanças de que algum dia eu voltaria a encontrar esse livro em algum lugar da minha cidade medíocre, procurei o arquivo para download (mas prometo comprá-lo mais tarde. O próprio site dizia: Se gostar da história, compre o livro para apoiar o trabalho do autor!) e assim, fico ao menos um pouco mais tranquilo em saber que ainda em Dezembro poderei ter a versão em português, visto que nem todos conhecem inglês tão bem para deliciar-se com essa aventura da maneira como ela requer.

A trama de Seconds se passa toda dentro de um restaurante, que dá nome ao quadrinho. Seconds conta a vida de uma jovem que trabalha em um restaurante em Toronto e foi baseado nas experiências de vida do próprio O’Malley. O livro conta com 326 páginas. O’Malley também explica que a linguagem mais realista aproxima o trabalho a Lost at Sea, lançado antes de Scott Pilgrim. Ele, contudo, não nega que alguns elementos fantásticos aparecem no decorrer do caminho.

“Em Seconds, Bryan Lee O´Malley brinca com a angústia da juventude confrontando diretamente a base de um grande épico. Fazendo isso, ele enriquece ambas as partes. É uma ótima viagem!” – Guillermo del Toro

“Seconds de Bryan Lee O´Malley é adorável, gruda na memória, engraçado, e lindo. Uma receita perfeita para uma ótima graphic novel.” – Scott McCloud, autor de “Desvendando os Quadrinhos”

Dentre as qualidades do livro, devo dizer que mais uma vez O'Malley acertou em personagens cativantes, como a adorável Hazel e o cozinheiro Andrew. Gente com seus próprios defeitos e manias, mostrando um lado extremamente humano e frágil.

O tema desta graphic novel por sua vez e seu desenrolar é mais centrado do que Scott Pilgrim, com elementos encantadores, um humor leve e o uso de cores no livro inteiro. O final inclusive deixa as clássicas mensagens que nos fazem pensar, e por mais previsível que pareça, é sedutor o bastante para fazer com que o leitor não queira largar até que chegue ao final. Esta é uma história que com certeza eu adoraria ler e reler quando o tempo permitisse, que eu deixarei na minha estante quando a versão brasileira chegar às livrarias, e também me inspirar no esforço e compaixão que o autor tem por cada uma de suas obras.

Seconds representa muito mais do que o nome do restaurante. O título faz jus à segunda chance que todos nós merecemos, e se você pudesse arrumar alguns de seus erros mais obscuros do passado, você o faria?

• • •

SINOPSE: Katie tem uma vida boa. Ela é uma jovem chef de talento, coordena um restaurante de sucesso e tem grandes planos para abrir um restaurante ainda melhor. E então, de repente, as obras do novo local param, seu charmoso ex-namorado reaparece, seu namorico com outro chef azeda e sua melhor garçonete se acidenta gravemente. E desse modo, a vida da Katie vai de muito boa para não tão boa assim. O que ela precisa é de uma segunda chance. Todo mundo merece uma, no final das contas – mas segundas oportunidades não aparecem facilmente. Felizmente para Katie, uma misteriosa garota aparece no meio da noite com simples instruções para fazer o seu próprio “começar de novo”:

  1. Escreva seu erro;
  2. Como um cogumelo;
  3. Vá dormir;
  4. Acorde novo em folha.

E assim, todas as coisas ruins nunca aconteceram, e Katie tem outra chance para por tudo no lugar. Ela também tem uma gaveta cheia de cogumelos mágicos – e uma irresistível vontade de fazer sua vida não ser apenas boa, mas ótima. Pena que isso é contra as regras. Mas Katie não liga para as regras – ela está prestes a descobrir as consequências involuntárias das melhores intenções.

{ 4 comments... read them below or Comment }

  1. Eu quero mmuito ler essa HQ, e não trazem pro Brasil D:

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pior que na época eu lembro de terem confirmado a tradução da HQ para Dezembro de 2014, quando fiz essa postagem. Estamos em 2016 e nada ainda, eu precisaria até atualizar a informação! Não sei nem se eles pretendem mesmo ou não trazer, mas li primeiro baixando na internet em inglês mesmo, e uma vez que amei o roteiro, decidi comprar na Livraria Cultura. Sei que também dá para encontrar na Saraiva, mas a média do preço é R$ 100, já que consta na capa mesmo que o preço é de 25 dólares. Se você procurar bastante pode ser que encontre uma ou outra promoção por até uns 70, paguei 65 no meu já com frete! Boa sorte em sua caçada :)

      Delete
    2. The Book Depository 24 dollar e não paga frete , não aguento mais espwrar essa tradução AAAAAAH ,alias sabem se acho o Lost at sea traduzido ?

      Delete
    3. Eu descobri recentemente que a tradução de Seconds já chegou! Outro dia vi um anúncio no Mercado Livre por 54 reais, só que eles traduziram o título como "Repeteco", não faço nem ideia do motivo kkkkkkk

      Quanto ao Lost at Sea, seria ótimo ter uma tradução por aqui mesmo, mas acho que por ser mais antigo e até hoje não termos notícias oficiais de uma possível tradução, talvez isso não aconteça D: É o único que falta para minha coleção também, qualquer dia desses vou comprar a versão em inglês mesmo kkk

      Delete

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -