Posted by : CanasOminous Sep 4, 2014

Todo bom jogo é composto por bons chefões que ficam marcados em nossa infância, seja pela insistência em sempre ir atrás de determinado plano (ou princesa), por estar diretamente associado à uma história interessante, ou quem sabe por ter te traumatizado quando ainda era uma criança e nunca conseguia passar daquela fase mais desafiadora?

Abaixo você confere uma lista pessoal dos 10 chefões que mais me impressionaram até hoje. Manterei afastados alguns como Bowser e Ganondorf que já estão há muito tempo no mercado, dando espaço para a criatividade dos desenvolvedores de jogos em criar aquele cara que te assombrou a vida inteira, seja pelo nível de dificuldade do jogo, por realmente deixá-lo tendo pesadelos ou quem sabe até o fez adorá-lo? Sou um apaixonado por vilões, não é de se surpreender que eles tenham criado cada vez mais fãs e seguidores a cada dia! Canas Ominous.

10º GRUNTILDA
(Banjo & Kazooie)
Todos os fãs antigos da Nintendo lamentam o dia em que Bill Gates levou embora uma de nossas mais amadas produtoras... A Rare Ltd. foi a empresa responsável por games memoráveis da era dos 64-bits, dentre Banjo & Kazooie e sua sequência Banjo & Tooie, Conker's Bad Fur Day, 007 Golden Eye e Perfect Dark.

A empresa perdeu muito de seu valor nos dias atuais, tendo sido completamente esquecida pelos neo gamers, mas sempre lembrada por suas obras artes dos tempos antigos! Banjo sempre foi um jogo que se destacou pela ótima jogabilidade, os gráficos maravilhosos para a época e toda a dinâmica de quebra cabeças que marcou uma geração. Como não se impressionar por essa bruxa malvada, que ficava o tempo todo fazendo rimas toscas em seu castelo, sendo que o primeiro jogo inteiro se passa dentro de seus covis? Ela é o clássico estereotipo da bruxa má de Hollywood, nariz avantajado, chapéu pontudo, pele esverdeada e dentes tortos... Mas tudo que ela queria era pegar um "pouquinho" da beleza de uma mocinha muito linda, só pra compartilhar um pouco desses dias de diva! Poxa, e não é que ela teria ficado linda se conseguisse? VEM NI MIM!  ❤

Aquele quiz desgraçado fez com que eu nem sequer fosse capaz de alcançá-la quando era moleque, fazendo com que eu sózerasse esse jogo anos depois quando eu já tinha uma melhor noção de inglês e com habilidades o suficiente para derrotar essa velha inimiga. E na continuação de Banjo & Tooie, então? Ela retornou com uma enorme furadeira que mais parece um tanque de guerra e com o corpo em ossos, vivinha da silva só para se vingar. Não é para qualquer um!


9º OROCHI
(Okami)
Orochi é uma serpente demoníaca de oito cabeças que reside na Moon Cave, do jogo Okami. Ele é baseado em uma criatura mitológica japonesa de mesmo nome, e traz uma batalha incrível com um pouco de saquê, poderes mágicos e elementos em seu combate. Os gráficos únicos de Okami tornam essa luta ainda mais memorável!

8º MIKE TYSON
(Punch-Out!!)


Se existe um chefão que assolou os jogadores de volta aos dias do NES, este cara é Mike Tyson no Punch-Out!! Ao longo do jogo, Little Mac enfrenta todos os tipos de pugilistas loucos com estilos de boxe diferentes. Todo o tempo que você está lutando contra esses caras, você sabe que Mike Tyson estará te esperando. Seu nome foi dado ao jogo e, eventualmente, você vai ter que enfrentar o cara.

Quando esse momento finalmente chega, você percebe que Mike não usa as mesmas regras que os outros lutadores. (Só não vale morder orelha!) Você está nocauteado em um único soco no início da partida. Mike Tyson era um chefe extremamente difícil para o tempo que levou a muitos jogadores simplesmente desistirem. Quem tinha perseverança podia se gabar para todos os amigos que finalmentetinha batido no Mike Tyson em Punch-Out!! A série demorou cerca de 15 anos para retornar no Wii, e embora por questões de direitos autoriais não possamos mais enfrentar Tyson em um combate, hoje temos o Mr. Dream no Virtual Console e o Mr. Sandman na versão para Wii. Mas, ainda assim, a simples presença do nome deste campeão o tornava um chefão inesquecível no auge do boxe durante os anos 80.


7º BONETAIL
(Paper Mario: The Thousand Year Door)

Bonetail é um daqueles chefões opcionais do jogo. E se ele é opcional, isso significa que nem todos os jogadores estão psicologicamente e fisicamente preparados para entrar nessa luta.

Com seus 200 HP, esta criatura é mais forte do que todos os outros chefões da série, inclusive a própria Shadow Queen. Com uma defesa altíssima e ataques poderosos, você ainda precisa passar de 100 desafios antes de encontrá-lo e lutar pra valer, ou seja, até lá você estará esgotado, sem itens, sem vida, sem porra nenhuma, só com sua dignidade. Bonetail o aguarda no final Pit of 100 Trials, sendo que o desafio 91~99 é mais difícil do que ele em si. Tenho de admitir que meu recorde foi a sala 97, logo, nunca tive a chance de ver Bonetail que não fosse por vídeos... Isso é mais do que motivos para colocar esse dragão das profundezas em meu ranking! Ele levará o jogador a testar o extremo de suas estratégias e paciência, derrotá-lo não lhe trará nenhuma habilidade especial ou tesouro realmente relevante, mas o que importará no final dessa luta será a sua honra e respeito!


6º TABUU
(Super Smash Bros. Brawl)


É normal que chefes finais de jogos de luta sejam muito difíceis de serem derrotados, mas Tabuu levou isso para o lado pessoal. Com golpes apelões e ridiculamente fortes, além de uma inteligência artificial agressiva, poucas criaturas são mais desafiadoras que ele. No modo Normal passei algumas horas fracassando com cada um dos personagens do elenco de Super Smash Bros., então temo em imaginar como seria essa luta no modo mais difícil do jogo!

Vamos levar em conta também que Tabuu derrotou todos os personagens mais famosos da Nintendo, transformando-os em pequenos troféusinhos, sejam eles vilões ou protagonistas (menos o Kirby, porque o Kirby é o Kirby, né!). Quando entramos no modo história do jogo, o Subspace Emissary, acreditamos que Master Hand será a antagonista principal, mas somos surpreendidos ao descobrir que ela não passava de um mero fantoche dessa verdadeira desgraça. E se alguém consegue derrotar a Master Hand com um golpe, esse cara deve ser temido.

5º BLACK KNIGHT
(Fire Emblem Path of Radiance & Radiant Dawn)
Encontrar um cavaleiro trajado em armadura negra em sua jornada já não deve ser um bom sinal. Descobrir que ele é invencível e vai correr atrás de você para exterminá-lo, é um pouco mais assustador.

Black Knight apareceu no Fire Emblem do Game Cube, Path Radiance. Sua armadura foi abençoada por deuses e ele possui uma das duas e espadas mais fortes do mundo. O bacana é que a outra também é dele, mas como este cavaleiro honrado é um cara ainda mais bacana, ele decide dar uma delas para vocês só para que o duelo seja um "pouquinho" mais justo.

Na primeira vez que o encontramos para um duelo, para vocês terem noção, é possível fugir da luta visto que o Black Knight só pode ser derrotado com o protagonista, então é bom que ele esteja bem treinado. Derrotá-lo irá acarretar em determinados acontecimentos, enquanto fugir da luta também poderá mudar completamente o rumo da história. Depois disso, ele desapareceu por muitos anos até segunda ordem. Black Knight retorna uma segunda vez em Radiant Dawn para Wii como personagem jogável, dessa vez do seu lado, uma vez que você luta pela mesma nação! Foi preciso passar uma geração inteira de consoles para descobrirmos sua verdadeira identidade, e somente então, derrotá-lo de uma vez por todos. E dessa vez, o duelo se concretizará de um jeito ou de outro. Cabe a você estar preparado, ou não.

4º RED
(Pokémon Gold/Silver/Crystal)
Aqui também levamos em conta a teoria do chefe opcional: Se ele é opcional, prepare-se para levar porrada. Então você acha que tornou-se o treinador Pokémon mais poderoso de Johto após derrotar a Elite dos 4 e se tornar campeão? O último desafio que lhe resta para você em Pokemon Gold/Silver/Crystal é Red. Eles seguem como uma continuação direta de Pokemon Red e Blue, principalmente por lhe dar a oportunidade de explorar Kanto mais uma vez.

O verdadeiro clímax do jogo não é quando você se derrota a Elite uma segunda vez, e sim, quando o verdadeiro maior treinador da história é encontrada no topo do Mt. Silver. Ele sim é o seu verdadeiro desafio final e merece esse título. Red não precisa de palavras ou falar absolutamente nada em sua luta. Ele sim é o verdadeiro campeão até que você o derrote no topo desta montanha mortal. A batalha final com o Red ainda se destaca para mim hoje como uma das batalhas mais intensas em Pokémon, bem como da história da Nintendo.

3º MOTHER BRAIN
(Super Metroid)


Mother Brain sempre foi a verdadeira mente por trás dos mundo maligno dos Space Pirates na série Metroid. Em seus tempos, Ridley era apenas seu bichinho e Dark Samus ainda nem pensava em existir. Enfrentar. A inteligência artificial mal criada pelos Chozo que os jogadores tinham pensado que morreram no Metroid original de NES retorna mais poderosa do que nunca em Super Metroid!


Enquanto a batalha em si é desgastante para Samus, ela poderá levar cada um de seus mísseis sem sentir cócegas. Mother Brain consegue derrotar Samus, e por um momento, toda a esperança parece perdida, mas em seguida o Baby Metroid retorna para o resgate. Pensando que Samus é a sua mãe, os danos que a "pequena" criatura causa à Mother Brain, cura totalmente Samus, se sacrificando por ela. Samus ganha o poder do Metroid caído e leva Mother Brain para baixo em um final glorioso. Os 3:00 minutos de fuga final ainda conferem um acabamento deslumbrante para uma das melhores batalhas de chefes da história da Nintendo.

Só para finalizar, essa batalha incrível ainda pode ser conferida no começo de Metroid: Other M, mais de 20 anos depois e com um dos melhores gráficos da era do Wii!


2º MAJORA
(The Legend of Zelda: Majora's Mask)


Não é todo chefão que tem as honras de receber um jogo com seu próprio nome como título. Deixe-me dizer-lhe algumas informações sobre essa máscara amaldiçoada. Caham... Majora foi criado por uma antiga raça de seres há centenas de anos.Os criadores da máscara aprisionaram poderes maléficos nela, selando-a para que não causasse uma grande catástrofe, ou o próprio fim do mundo como o conhecemos.

Majora's Mask é um jogo que marcou toda uma geração. Nunca recebeu todo o apoio dos fãs por ter saído logo após Ocarina of Time, sendo apagado por seu tremendo sucesso e se escondendo nas sombras de ter que ser um título ainda melhor que o primeiro, mas nada o impediu de ser impressionante. Hoje muitos fãs clamam por um remake, pois Majora's Mask se destaca como um Zelda sombrio com temas pesados. Possui três fases finais, como todo bom chefe. Porém, sabendo que a batalha seria extremamente fácil, a própria Majora entrega uma máscara para Link enfrentá-lo "De demônio para demônio." O conhecido Fierce Deity Link, a divindade suprema.

Assustador, sublime, mortal! Com título em seu próprio nome, quase destruindo metade de Termina, Majora pode não ter a mesma persistência de Ganondorf em voltar do mundo dos mortos só para tentar pegar a Triforce e destruir geral, mas se por algum motivo essa máscara conseguir se libertar novamente... É melhor nem imaginar.

1º GIYGAS
(EarthBound)

Quando se trata de um chefão final que possivelmente marcou toda uma geração de jovens jogadores, Giygas de Earthbound definitivamente leva a coroa. Pesquisei diversos TOP 10 como referência, e todos o colocavam em uma posição honrada. Foi unânime. Levei 20 anos para poder colocar minhas mãos neste jogo pela primeira vez, mas eu sempre soube de suas histórias. Giygas é conhecido tanto como o "Encarnação do Demônio" e o "Destruidor Cósmico Universal". Ele é a própria essência do mal, sem sua forma. E posso dizer que mesmo com os gráficos limitados, ele é capaz de mexer com a cabeça dos jogadores de forma como vi poucos personagens de jogos conseguirem.

O conceito de Giygas originalmente foi formado quando Shigesato Itoi quando ele ainda era uma criança. Itoi caminhou acidentalmente para a sala de um filme adulto e confundiu uma cena de sexo por estupro. Giygas em si é basicamente o terror que Itoi sente como uma criança depois de ter visto algo que o traumatizou.

A batalha real com Giygas causa medo e confusão, com diálogos distorcidos e conceitos mirabolantes. Para destruir essa monstruosidade é preciso constantemente repreendê-lo, mas de uma maneira diferente do que a maioria dos chefes, é preciso rezar. Ele é invencível, suas falas são perturbadoras e muitas vezes sem sentido, como "It hurts, Ness ...", "I'm so sad..." e "Go b... a... c... k..." No final, nada que você faça pode derrotar Giygas, exceto o orações de pessoas de todo o mundo. Quando não sobra mais ninguém, uma das protaginistas convida o próprio jogador a rezar para a derrota de Giygas ', destruindo a Fouth Wall entre o limite virtual e da realidade. Giygas definitivamente merece o lugar como a melhor, a mais assustadora e mais criativa batalha de Chefões na história da Nintendo.


NOTA: Essa lista é composta apenas por jogos que já pude experimentar em minha longa trajetória como jogador, e todos são títulos da Nintendo.

Qual é o seu TOP 10?

{ 2 comments... read them below or Comment }

  1. Que lista incrível, e o primeiro lugar me fez ter ainda mais orgulho de Earthbound e seus personagens. Para ser sincero, todo o meu aprecio por esse jogo surgiu no Super Smash Bros, mais especificamente, no personagem Ness. Recordo-me de que era praticamente uma obrigação entre mim, meus irmãos e amigos fazermos "campeonatos" no Super Smash Bros. Cada um escolhia três personagens como os seus "melhores" e começavam as batalhas para decidir quem seria o vencedor (detalhe: o vencedor ganhava um pacote de balas ou um salgadinho). Os meus "melhores" lutadores eram: Link, Kirby e, é claro, Ness. Ninguém me vencia quando eu o usava. E jamais esquecerei o dia de um verão, onde estava fazendo muito calor, e estava todo mundo lá fora tomando banho de piscina; todo mundo menos eu, que estava em casa "treinando" o Ness pro "campeonato" kkkk, simplesmente vicio. Pelo menos ganhei bala :3

    Enfim, já fugi demais do assunto, então farei meu top 10:

    10 - N (Pokémon Black/White)
    9 - "Os outros bonequinhos do Bomberman" (Super Bomberman 5)
    P.S.: Não me pergunte o porquê coloquei isso, é que simplesmente não sabia escolher um, porque todos aqueles boss foram difíceis para eu vencer ;-; Em especial o "cachorrinho" que colocava bombas invisíveis)
    8 - Alexia (Resident Evil: Code Veronica)
    7 - Cynthia (Pokémon Diamond/Pearl/Platinum)
    6 - Ganondorf (Série The Legend Of Zelda)
    5 - Giygas (Earthbound)
    4 - Lavos (Chrono Trigger)
    3 - Mewtwo (Pokémon Stadium)
    2 - Majora (The Legend Of Zelda: Majora's Mask)

    1 - Nemesis (Resident Evil 3: Nemesis)
    Esse aqui é especial :v Nemesis, ou simplesmente "FDP". O vilão que quase fez eu estragar os botões do controle de tanto apertar.

    Nemesis deve estar na lista não por sua história, carisma ou coisa assim. Mas talvez por ter marcado mesmo. Lembro quando eu havia recebido vários CD's de PS1, e entre eles estava o Resident Evil 3. Coloquei o jogo, bem feliz da vida, e vi a intro típica da Capcom. Fiquei mais feliz ainda, achando que seria um jogo como o Megaman. Pulei o filminho que roda antes de irmos pra tela inicial, iniciei o jogo e pulei as primeiras cutscenes. Quando me deparo com uma cidade cheia de Zumbi, pegando fogo e a gente já tendo que fugir logo no inicio. Tá, apanhei antes de pegar a manha de como corria, atirava e etc.

    E então chegou a hora de entrar no departamento da policia, até que o o portão abre da delegacia abre e entra um homem gritando desesperadamente, e é aí que Nemesis surge, matando o homem enfiando sei lá o que na cabeça do cara, e então indo atrás da gente. Naquele instante do jogo, a tela ficou branca e o jogo congelou, era o instante em que o jogador teria que tomar a decisão: "Enfrentar o monstro" ou "Correr para delegacia". O problema era que, assim, como o jogo, eu também tava congelado, e simplesmente escolhi a primeira coisa vi sem nem ler (por sorte escolhi fugir). Passado os segundos, a personagem entra no departamento e o monstro vai embora, enquanto eu tava tão assustado que nem me arriscava a olhar se a minha calça estava mijada.

    Recuperado do susto, voltei a jogar. Depois de dias tentando descobrir o que tinha que fazer para prosseguir, comprei uma revista de detonado e segui tudo direitinho. Foi então que, prestes a sair da delegacia, enquanto eu andava por um corredor escuro e estreito, Nemesis pula pela janela, com uma bazuca na mão e correndo atrás de mim. Apavorado de novo, corro pra primeira porta que vejo. Me aliviei, afinal, os monstros de Resident Evil não atravessavam porta. Dei um passo a frente e SURPRISE, Nemesis atravessou a porta. Foi então que eu saltei da cadeira, desliguei o PS1, e então jurei que jamais voltaria a jogar aquele jogo na minha vida, eu só queria saber de leiloar aquele CD e me livrar dele de uma vez por todas :v

    Mas enfim, depois de velho, joguei no PC e relembrei os velhos sustos. E... Acho que o comentário ficou grande demais. Mas, é isso, ótima lista, até logo

    ReplyDelete
  2. Cara, fico feliz que tenha curtido a lista! É sempre bem legal ouvir as outras visões e histórias da galera, ninguém nunca tem a mesma. Quando eu era pivete eu não curtia e nem gostava de Resident Evil, meus pais não me deixavam jogar porque diziam que era "coisa do mal só por causa do nome" kkkkkk mas tenho certeza que se eu tivesse jogado naquela época eu com certeza consideraria o Nemesis uma das criaturas mais incríveis da minha infância. Eu já acho ele fodão hoje em dia, vi lá no meu curso um cara que modelou o rosto dele com massa clay, foda demais!

    O Giygas só tive a oportunidade de conhecer depois de 20 anos, muita gente ouve falar dele, mas enfrentá-lo é outra história. Acho que pra um chefão marcar nossa infância nós temos de tê-lo visto e enfrentando em algum momento, de modo que esse bicho nos impressione. Eu poderia montar um TOP 10 só de chefes de Zelda, eu adorava a Gohma e King Dodongo, justamente porque eram os únicos que eu ganhava quando era pequenininho kkkkkkkkk

    E cara, estou começando a jogar Chrono Trigger, já estou achando o jogo incrivel! Tenho certeza que o Lavos vai entrar em uma possível futura lista de chefões, quem sabe faço uma versão 2.0? kkkk Preciso de mais ideias para Top 10, vou ver se trago algumas propostas bacana. Valeu pelo comentário e por me incentivar cara, abraços!

    ReplyDelete

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -