Posted by : CanasOminous May 17, 2020

Eu jurava que até pouco tempo atrás eu tinha feito uma postagem para comemorar mais um aniversário do Aventuras em Sinnoh, mas quando fui olhar, a última vez foi em 2016... Não sei dizer com precisão onde estive nesses últimos 4 anos (provavelmente no meu quarto jogando vídeo game), mas é uma loucura pensar que já estamos em 2020 e o mundo está tão diferente do que era naquela época.

Vivemos uma pandemia global, coisa dos livros de ficção e distopia que líamos quando éramos adolescentes. As pessoas estão com medo, nervosas, ansiosas, entediadas, sem perspectiva de que as coisas vão melhorar e se recuperar tão cedo. Em meio à essa loucura dea crise, corrupção, pandemia e tragédias naturais, venho aqui deixar registrado essa humilde postagem atemporal, afinal, esse blog já se tornou um diário em minha vida.

Para quem caiu de paraquedas, comecei minha carreira de ficwriter com 15 anos, lá em 2010, escrevendo no Nyah! uma fanfic chamada Sinnoh Journey — mais especificamente, a história surgiu em 20 de Maio como uma parceria entre Canas Ominous e Little Celeby, este segundo tendo deixado o projeto apenas um ano depois. Retornei mais tarde em 2011 como representante da região de Sinnoh pela Aliança Aventuras, por isso comemoramos o aniversário no dia 17 de Maio. Logo, o blog em si está completando 9 anos, mas a história já tem 10, mas tudo bem, ano que vem a gente comemora 10 anos de novo.

De lá para cá nem preciso dizer quanta coisa mudou, saí do ensino médio para a faculdade, de estudante para desempregado, de designer gráfico para vendedor de miçangas. Meus sonhos foram de criar games para me tornar um escritor; passei pelo finalzinho da geração do Wii e seus incrivesis sensores de movimento para o fracasso do Wii U, e agora estou vendo a galera pagar até 4000 reais em um Nintendo Switch; minha coleção de amiibo foi de 0 para 158 bonequinhos, vi os três filmes do Hobbit serem lançados e não ganharem nenhum Oscar; consegui manter o cronograma de pelo menos um livro por mês desde que comecei meu desafio pessoal; o Homem de Ferro deu sua vida para salvar o mundo; me apaixonei e desapaixonei; me mudei de cidade e já voltei a morar com meus pais. É... uma década é tempo pra caramba na vida de uma pessoa, sonhos vêm e vão, mas certas coisas permanecem imutáveis como esse singelo blog que cresceu com tanta gente. Ainda ontem aqui tava cheio de molecada com 14 anos jogando Pokémon, e agora tenho certeza que muitos de vocês estão formados na faculdade e ainda jogando Pokémon.

10 anos depois ainda gosto de voltar para cá e me afogar nessa nostalgia saudável. Lembro-me dos leitores que por aqui passaram, das amizades que fiz. Eu gostaria de ter preparado uma arte especial com todos os personagens, mas me vi fazendo um meme com Hamtaro e reutilizando artes antigas. Pelo menos a data não passou em branco.

Espero que você esteja bem, caro leitor, onde quer que esteja.
Que se lembre dessa época com saudade, mas também se espelhe nas dificuldades que nossos protagonistas enfrentaram para salvar o mundo e atingir seus sonhos.
Que a arte possa continuar preenchendo nossos corações — seja escrevendo, lendo, desenhando, jogando seu jogo favorito, escutando música, estando ao lado sua família — que possamos enfrentar esse arco juntos, e assim como a Grande Criação, possamos lembrar no futuro dessa fase tão difícil entre risadas e dizer: Ah, 2020? Aquilo lá foi só um filler!

P.S. O dólar está valendo 5,86 reais.


{ 10 comments... read them below or Comment }

  1. Parabéns, agora você entrou no clube dos anciãos kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Man, eu lembro há pouco tempo, quando eu estava louco tentando reunir as memórias para o post detalhando os 10 anos que eu estava fazendo nessa vida de ficwriter, e você veio e me disse que também estava prestes a fazer 10. E a gente começou a escrever com praticamente só um mês de diferença! Que coisa medonha! kkkkkkkkkkkkk Mas aqui estamos, e olhando sempre em frente.

    Fico até feliz de ter conseguido terminar de ler AES antes que ela completasse 10 anos, senão ia virar um meme com certeza: "ShadZ levou 10 anos pra terminar de ler Sinnoh". Nem imagino como isso ia ser um inferno na minha vida kkkkkkkkkkkkkk E mesmo assim, depois de ter terminado, ainda existe aquela nostalgia que me faz voltar aqui e ler os capítulos antigos, da época em que o Luke era um pivete desbocado e o Lukas não sabia nem falar com garotas. Eles mudaram muito durante esse tempo, e creio que continuam mudando até hoje. Isso é parte da sua vida agora, man. Você sempre vai olhar pra cá e ver um projeto concluído, um universo criado que hoje já respira sozinho e um belo legado que você deixa pra comunidade de fics de Pokémon.

    10 anos é uma marca que quando a gente chega nem acredita. Parece que foi ontem que começamos. Ainda lembro do meu primeiro dia clicando em "Publicar" lá no Nyah com aquele template das antigas. Acredito que você deve ter as mesmas memórias ainda intactas, porque se a caminhada foi tão longa assim é porque ela tem significado.

    Parabéns pela marca. É mais do que merecida!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Se você não tivesse comentado que esse ano faríamos 10 anos como escritores eu juro que teria passado batido kkkk Tanto que mencionei o fato de que eu jurava nunca ter deixado de comemorar nenhum aniversário do blog, depois fui ver e o último foi em 2016! Eu não preparei nada antecipado para esse post, eu bem que queria ter feito uma arte bonitona com todos os personagens, mas acho que já estou meio enferrujado kkkkk Bem, mas só de ter um cantinho pra comemorar, convidar os bro e servir uns refrigerantes já é o suficiente!

      HAHAHA Cara, eu iria te zoar demais se você tivesse levado 10 anos mesmo pra terminar a história. O mais louco é pensar que ainda nos lembramos tão bem de muita coisa que aconteceu há 10 fucking anos, para ver como esses personagens nos marcaram. Pô, o Nyah antigão com sistema de níveis ainda... eu devo muito aos caras, isso me ensinou não apenas a aprender a ler e reconhecer o trabalho do próximo, mas a me valorizar também, descobri um hobby que jamais teria imaginado e que de repente se tornou o que eu mais quero para a minha vida. Ainda gosto de desenhar, gosto de jogar vídeo games, gosto de fazer muita coisa que eu amava quando era criança, mas juro que a escrita é a única que só têm aumentado a minha paixão e me faz querer nunca parar.

      É, meu caro, foi um tremendo prazer crescer ao seu lado! Essa trajetória mudou nossas vidas e a de muita gente.

      Delete
  2. Lek, eu não tenho palavras que possam descrever a emoção que é ver isso aqui com 10 anos que não sejam " Parabéns cara, tu é foda.", porque é algo realmente mágico demais, mano.

    Que a força e a sorte sigam contigo, velho! Até meu bom!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pô cara, eu fiquei um tempão pensando no que escrever também, eu tinha um blog parceiro aqui e vi que elas fizeram um post em comemoração aos 12 anos, mesmo que já estivesse super desatualizado e não tivesse mais o que postar achei maneiro que elas tenham voltado só pra registrar o marco. Pensei que eu fosse demorar para chegar, pisquei e do nada completie uma década de existência kkkkkk Mesmo que já nem haja muito o que postar e compartilhar por aqui, ainda adoro trazer esses posts ocasionais e saber que vocês sempre darão uma passada para comentar e ver como as coisas estão! Valeu parceiro, grande abraço.

      Delete
  3. 10 anos completamente iludida ainda esperando meu shipp voltar. Boatos de que a Star ainda ama a cena do Luke oferecendo lírios para a Dawn e o Roark comparando mulheres a fosséis. Cidade de Carvão, eu ainda te amo.

    Alô Nintendo, já pode lansar o remake de Sinnoh, só vc pode nos salvar dessa pandemia
    Meus parabéns, Canas, que venham mais 10 e 10 anos, a sua estrela da sorte sempre estará aqui pra brotar com um meme inusitado e falar "Demorei 2 horas pra fazer isso"

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu acho engraçado que eu lembro TUDO que aconteceu na fic até esse capítulo da Cidade do Carvão, que foi a época em que eu ainda escrevia no Nyah. Era tudo tão mágico e inocente, e a galera adorava situações bobinhas como essa dos lírios e o Roark falando essas besteiras sobre fósseis haha Em compensação tem momentos que eu até esqueço que escrevi a Saga Platina, pra mim aquilo lá foi só a Liga Pokémon! Significa muito saber que você ainda estima tanto esse comecinho de jornada, não ouso mudar nem uma vírgula porque ele carrega uma fase da minha vida também :3

      Nem me vem com ideia de Sinnoh remake que essa porra vai chegar custando 400 reais e a galera também começa a falar pra eu reescrever a fic inteira kkkkkkk Vai que em um universo alternativo existe OS FILHOS DE LUKE e DAWN!

      Sempre presente por aqui desde o ano 0, obrigado por sempre reservar um espacinho especial no seu kokoro para minhas histórias ❤

      Delete
  4. Replies
    1. SHII VEIO REGISTRAR SUA PRESENÇA NO ANIVERSÁRIO DE 10 ANOS DE SINNOH! SIRVA-SE DE BOLINHOS DE QUEIJO, GUARANÁ E FIQUE À VONTADE!

      Delete
  5. Quando eu pensei na data (17!) eu lembrei da comemoração mas confesso que ver 10 ANOS me deu um SUSTO AUSHDUASHDUAHS Mas quando eu fiz as contas realmente vi que tava tudo certo, a gente que tá ficando velho mesmo Ç___Ç

    Canas, esses dias mesmo eu tava meio perdido nos pensamentos lembrando dessa fase, e especialmente de Sinnoh! Hoje é sexta, e sei que algum tempo atrás eu estaria todo ansioso porque sairia capítulo novo... Esse hábito de visitar o blog sempre, de sair da aula já esperando pra ler um capítulo de AeS marcou um pedaço muito especial da minha vida, que lembrar sempre me deixa com o coração quentinho. O mais gostoso é ler esses capítulos e sentir essa energia e esse carinho ainda - não só viajando pras terras de Sinnoh pela sua escrita sempre incrível, mas até lembrando dos momentos que eu lia, sabe? Ler tudo é voltar pra nossa própria inocência, com a cabeça de quem cresceu e enxerga hoje as coisas com outros olhos...

    Quem diria que dez anos atrás a gente estaria se esbarrando pela escola sem se conhecer e imaginar o que viria ainda - de noites compartilhando planos no MSN, xat, passeio pelo adorável shopping da nossa cidade, Akimatsuri, lançamento do seu próprio livro, e até planejar especiais que envolvem carros em piscinas KKKKKKKKKKK Sério, foram tantas coisas incríveis nesse tempo :'))

    Deixo meu abraço fortíssimo e meus parabéns por esse marco! E meu muito obrigado por ter me marcado tanto assim com seus personagens, e com a pessoa incrível que você é e que sempre admiro demais :')) Que venham mais 10 ANOS! HAUSDHUASH

    ReplyDelete
    Replies
    1. Toda vez que recebo uma notificação com esse Cyndaquil amarelo meu coração se enche de saudade <3 Haos veio ver como as coisas estavam em Sinnoh depois de passar umas semanas fora e DE REPENTE PULAMOS DE 5 PARA 10 ANOS KKKKKKK Cara, juro que não sei quando foi que isso aconteceu, quando percebi que 2020 faria uma década dessa fanfic e 9 anos do blog já fiquei super aturdido, e pensar que Kalos não está muito longe também, você é de 2012 cara!

      Poxa, muito obrigado pelas palavras de carinho ;-; Passamos por tantas aventuras aqui, toda vez que você surge parece que vejo uma retrospectiva do episódio anterior do anime e começo a lembrar dessas ocasições loucas que você citou como o encontro no Akimatsuri, o cafézinho no shopping e o mais recente no lançamento do meu livro. Será que o carimbo com o meu nome ainda está lá na parede do colégio? HAEHUUHAE Toda sexta-feira eu entro aqui e sinto falta de alguma coisa... Talvez do momento, das pessoas, de ir correndo direto para o PC abrir meu e-mail porque *pasmem* não existia um celular com internet decente e muito menos whatsapp! Como o mundo mudou nesse curto espaço de tempo, e é como é incrível saber que algumas pessoas continuam exatamente como sempre foram na minha cabeça. Parte de mim acredita que você ainda seja um Cyndaquil luminoso kkkk

      Que daqui 10 anos possa sair um remake de Diamond e Pearl, que você tenha concluído Kalos assim como todos os demais membros da Aliança tenham terminado suas histórias, que os 4 livros de Matéria estejam publicados e que possamos voltar aqui outra vez com os olhos cheios de saudade e nostalgia! E se os blogs já tiverem desaparecido até lá, não tem problema, a gente se vê no próximo rolêzão da Aliança com direito a batatas gratinadas e uma resposta para essa grande questão: O QUE CARALHOS O CARRO ESTAVA FAZENDO DENTRO DA PISCINA? KKKKK

      Delete

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -