Posted by : CanasOminous Sep 13, 2012

Há alguns termos e palavras diferenciadas que utilizo em Sinnoh e geralmente não são encontradas em outras histórias, nos jogos ou no desenho Pokémon. Estes termos em particular fazem jus ao entendimento do roteiro apresentado pela fic "Aventuras em Sinnoh" e podem não ter uma relação direta com o conteúdo e as regras da franquia original. Se algo lhe pareceu confuso até então, ou você apenas se sentiu na curiosidade de entender melhor o significado de certas palavras, utilize este nosso guia para aprender um pouco mais sobre as curiosidades de Sinnoh!

Arco
É uma temporada que trata do mesmo tema por vários capítulos ou episódios. Na fanfiction, os Arcos são separados pelo tempo de estadia dos personagens em uma cidade ou então por determinados acontecimentos que rondam os episódios. Não interfere em nada no entendimento do roteiro, mas passa a ser como uma forma de organização para detalhar qual o melhor conjunto de capítulos, por exemplo.

A História Central
História Central é o termo utilizado para determinar tudo que acontece dentro da aventura dos protagonistas da fanfiction. Quando um capítulo não possui ligação com a história central quer dizer que não está diretamente associado com a aventura principal, mas ainda assim narra acontecimentos diversos utilizando os mesmos personagens. Estes especiais podem muito bem serem utilizados para trabalhar melhor com a personalidade de secundários ou apresentar fillers. Um exemplo seria o especial Come and Dream With Me.

A Liga Pokémon
Na fanfictiona Liga Pokémon é realizada duas vezes por ano, uma por semestre, no meio e no fim do ano. Ela reuni todos os treinadores que conquistaram as oito insígnias na temporada presente, mas também abre portas para os veteranos que já possuem as insígnias, contanto que o líder ainda esteja em atividade. O campeonato é feito para eleger o treinador mais poderoso que receberá a chance de enfrentar a Elite 4 e o Campeão. Os treinadores que já venceram a Liga pelo menos uma vez têm a oportunidade de revanche contra o campeão, bastando que ambos os lados agendem um dia e um horário pré-determinado.


          Batalha do Foguete Vermelho, A
         Batalha do Foguete Vermelho foi o nome dado à terrível disputa travada entre a Polícia Internacional e a base secreta dos Rockets localizada na Ilha de Ferro. De um lado estava Archer, todo seu exército de Pokémons clonados, e também os mais poderosos clones intitulados como A Grande Criação; do outro estava Marshall, a polícia, Lukas, Dawn, Roark e Byron. Teve a repercussão de ser uma das batalhas mais aterrorizantes pela forma maldosa como os Rockets tratavam seus Pokémons clonados, que muitas vezes nada mais eram do que cascas e corpos sem alma tachados como aberrações. Os 10 componentes dA Grande Criação enfrentaram os Fire Tales em uma terrível batalha que ficou marcada na história de Sinnoh e foi muito comentada pela mídia.


Elite do Treinador
A elite do treinador é um termo da fanfiction utilizado para determinar os seis Pokémons mais fortes ou preferidos de determinado personagem. É apenas um termo conceitual, não interfere no andamento do enredo e nem nas batalhas, e não é pelo fato de seis Pokémons serem a elite de alguém que os outros não recebem méritos equivalentes ou possuem força superior. O nome "Elite do Treinador" surgiu pelo fato desses seis Pokémons serem os escolhidos que batalhariam contra a Elite dos 4 e o campeão nos games, porém, dentro da fanfiction a equipe não se limita ao uso de apenas seis integrantes.
A Elite de Luke seria composta por Aerus (Garchomp), Titânia (Steelix, mas deixou a equipe), General Castelo Branco (Dusknoir), Mikau (Kingdra), Wiki (Porygon-Z), Vista (Metagross), e Coffey (Rhyperior). Já a equipe de Lukas seria composta por Watt (Pachirisu), Akebia (Roserade), Milena (Milotic), Al Capone (Honchkrow), Karl (Togekiss) e Tom Sawyer (Lucario).


Fanfiction
É a abreviação do termo em inglês, ou seja, uma ficção criada por fãs. Trata-se de contos ou histórias escritas por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial de desenhos, animes, mangás, livros ou séries.

Flashback
Flashback é um fato acontecido no passado inserido em um momento atual, através da lembrança das pessoas. É muito utilizado em livros e filmes, sendo identificado por cores esbranquiçadas, em tom de sépia ou acinzentado. Em fic é identificado nos trechos que toma início com um Flashback On, e quando termina, Flashback Off.


Gijinka
Gijinka são desenhos de pessoas que se vestem ou são parecidas com Pokémons. Na fanfiction, o Gijinka de um Pokémon representa a forma como as criaturas se veem, dando ao leitor uma referência de como funciona o comportamento dos Pokémons dentro de uma guilda. O desenho do Gijinka seria como uma maneira de facilitar a descrição, mas na História Central os Pokémons ainda são vistos como criaturas. Há casos em que o treinador compartilha de um laço de amizade e amor tão grande com seu companheiro que ele passa a vê-lo como um ser humano, servindo como uma forma de mostrar que os Pokémons são muito mais do que instrumentos de batalha.

        Golpes Proibidos
Os golpes proibidos são comumente conhecidos como One Hit-KO movements. Eles foram banidos de todas as regiões, de Kanto à Unova, pois suas vítimas nunca sobreviviam. Os Pokémons que possuem tais movimentos e o utilizam são expulsos de suas guildas, e muitas vezes passam a ser procurados por times de resgate para serem presos. Normalmente apenas as guildas não autorizadas possuem guerreiros com tais movimentos, são eles o Guillotine, o Fissure, Horn Drill e Sheer Cold. Eleanor, a Pinsir da Clony Guild, atacou Wiki com um desses movimentos, mas por sorte a moça veio a escapar ilesa. O Selfdestruct e o Explosion também são considerados golpes proibidos. São ataques de imensa força considerados ilegais em todo o Mundo Pokémon, e podem até mesmo a banir um treinador que forçar o aprendizado desses ataques em torneios, ginásios ou na Liga.

Guilda
As guildas eram associações de profissionais surgidas na Baixa Idade Média, onde pessoas que tinham determinados objetivos ou habilidades se uniam para compartilhar dos mesmos interesses profissionais e econômicos. 
Na fanfiction, o termo "Guilda" refere-se à um grupo de Pokémons que se unem a fim de prestar serviços à seus treinadores. Quando um treinador captura novas criaturas elas tem a decisão de querer criar uma guilda para se organizarem e poderem realizar suas tarefas com mais precisão. Os humanos geralmente não possuem conhecimento das guildas de seus Pokémons, mas muitas delas podem ser criadas para realizar missões de resgate ou simplesmente para manter a ordem de seus componentes. Podem existir guildas de pouquíssimos integrantes e até mesmo aquelas que são compostas por toda a equipe de um treinador. 
As guildas ainda podem realizar parcerias alianças com outras equipes. Quando dois treinadores se unem para seguir jornada as guildas passam a criar uma aliança, e mesmo quando os treinadores se separam os Pokémons ainda mantêm os laços de amizade e passam a auxiliar os companheiros caso seja necessário.

Guidmaster
Guildmaster é o mais alto ranking dado à um Pokémon dentro da guilda, sendo abaixo apenas de seu treinador. Normalmente é dado ao Pokémon inicial, mas também pode ser passado ao mais poderoso membro ou o mais responsável. Pode haver apenas um guildmaster dentro de uma guilda, porém, mesmo quando ocorre uma aliança os mestres de cada guilda são mantidos para ordenar seus respectivos guerreiros. Também há a opção dos líderes se unirem e elegerem um líder para comandar a aliança.

          Grande Criação, A
          A Grande Criação foi o termo utilizado pelos Rockets para determinar dez Pokémons que foram clonados com perfeição. Desde o surgimento do Mewtwo a facção nunca mais foi capaz de dar a vida para uma criatura, pois todos os clones não tinham emoções e nem sentimentos. Eles também testaram seus experimetnos com humanos, mas interromperam a atividade após um terrível acontecimento. Então, após anos de pesquisas e investimentos eles reuniram o DNA de criaturas extremamente poderosas de outras regiões, criando assim os dez clones que possuiam sentimentos e lembranças de seu passado. Estas dez máquinas mortíforas ficaram conhecidas como "A Grande Criação", sendo que nem todos os Pokémons criados obedeciam completamente as ordens de seus mestres, como ocorreu com Mewtwo. Mais informações serão adicionadas em breve.

Idade dos Pokémons
Apesar dos Pokémons terem sua idade própria, os Gijinkas normalmente possuem grande diferença de tempo e mentalidade variando da espécie. Quando um Pokémon possui três evoluções ele normalmente é tratado como Criança, Adolescente e Adulto, respectivamente. Quando o Pokémon possui apenas uma evolução ele leva em conta a idade verdadeira, envelhecendo conforme o tempo passa. Um exemplo seria o Togepi de Lukas, que começa como uma criança, torna-se um adolescente quando evolui para Togetic, e será um adulto quando virar Togekiss. No caso de Gardevoir ela já é uma adulta por estar na última evolução.


Masterização de Movimentos
É um conceito utilizado na fanfiction para dar mais ênfase ao aprendizado de determinado ataque, de modo que ele não se torne simples e medíocre na descrição, sendo aprendido da forma convencional. Por exemplo, se Aerus insistir em seus treinos com o Rock Slide ele pode vir a aprender o Stone Edge, como um aperfeiçoamento de sua técnica. O mesmo se deve à um Sand Tomb que pode virar um Dig, e depois o Earthquake; ou um Dragon Rage que pode virar Dragon Claw e depois Outrage
Este esquema de masterização de movimentos só é aplicado à golpes que o Pokémon poderia aprender, por exemplo, não há como um Gabite aprender Magnitude, mas Earthquake ele pode. Então, basicamente a explicação é para que os leitores tenham em mente que esse método é para o melhor andamento do próprio roteiro e da leitura, de forma que um determinado Pokémon não aprenda um movimento de forma completamente normal e sem graça.


Nova Geração
Nova Geração é um termo utilizado pelos Pokémons dentro das guildas. A Nova Geração é dada para os guerreiros que possuem alguns elementos em especial, e muitas vezes isso influencia no modo de se vestir, no jeito de falar e nas técnicas de batalha. Mikau, Yoshiki e Wiki são exemplos desta geração. Aerus é um exemplo de Pokémon situado entre as duas gerações, tanto a nova quanto a velha (Dragon/Ground).


Pokémons Guerreiros
Normalmente os Pokémons se referem à eles mesmos como "Guerreiros" dentro de uma guilda. Apesar de cada integrante desempenhar uma determinada função, todos eles possuem um cargo em familiar que é a arte de lutar para defender os ideais de seu treinador. Portanto, é comum ver os Pokémons lutarem contra seus oponentes como se fosse uma guerra ou uma grande batalha.

P.O.V.
Significa Point of View, ou seja, ponto de vista. Demonstra que determinado trecho ou capítulo da fanfic é narrada no ponto de vista do personagem. Quando me refiro à Pokémons P.O.V. demonstro o ponto de vista das criaturas vendo seus companheiros e oponentes na forma de Gijinka, facilitando assim a leitura e a descrição de atos sem ter que se contentar a descrever os atos de uma criatura muito limitada. (Por exemplo: Seadra correu pelos corredores. Mas correu como se ele não tem pernas?)

        Powerhouse
 Powerhouse é um termo que foi utilizado pela primeira vez no site Serebii.net. Ele serve para definir quais são os integrantes mais fortes da equipe dos personagens. A palavra geralmente é encontrada na ficha dos Pokémons, e é mencionada quando o integrante sempre participa de batalhas representando sua equipe com enorme força e vigor. Titânia, Al Capone e Atros são exemplos de powerhouses de suas equipes.

         Primeira Grande Batalha, A
         A Primeira Grande Batalha foi o nome dado à luta em que os Irmãos Wallers, Dawn, Marley e Riley enfrentaram uma grande quantidade de criminosos nas redondezas da Rota 214. Ela recebeu esse nome por tratar-se da primeira batalha em que os jovens enfrentaram os Rockets seriamente, de forma que todos seus Pokémons fossem liberados e agissem como um verdadeiro exército. Terminou com a vitória dos Irmãos Wallers, que também puderam contar com a evolução do guerreiro Chaud para um Bastiodon.



Referindo-se ao Treinador
Existe um Guildmaster dentro das guildas, porém, todos os Pokémons servem à um único humano, o seu treinador, que representa o nível mais alto. Apesar dos humanos não fazerem parte direta da guilda, os Pokémons referem-se à ele como "Mestre". Dependendo do grau de intimidade do Pokémon eles ainda podem referir-se ao seu treinador apenas pelo nome ou um apelido (o que denota uma grande amizade e carinho, como no caso de Monferno que chama Lukas de "Pai"); podem chamar também de senhor/senhora (o que demonstra respeito, como no caso do General Duskull), ou até mesmo garoto/garota (o que revela falta de confiança, como no caso de Titânia no início da jornada).

          Remarkable Five, The
The Remarkable Five é o título dado aos cinco Pokémons mais poderosos da região. Estes cinco nomes normalmente fazem parte da Elite dos 4 e mais o campeão, sendo aclamados como líderes poderosos de guildas extremamente aclamadas e famosas. Para que uma Guilda possa consagrar-se como "Lendária", é necessário derrotar os cinco guerreiros e seus exércitos.


Stat Trainers
Stat Trainers é um termo criado por fãs para definir os cinco treinadores encontrados em Sinnoh que se especializaram em cada um dos status; são eles Riley, Cheryl, Marley, Mira e Buck. Na fanfiction, o termo foi mantido e dado aos personagens que participaram da temporada passada se destacando como os melhores treinadores do período. Outro fator diferenciado da fic é que o líder de ginásio Volkner fazia parte do grupo, sendo o sexto integrante e especializado no status da Sp. Defense.

Steel Emperor
          Steel Emperor é o título dado ao Pokémon Metálico mais poderoso e influente da região. Atualmente ele é mantido por iDie, o Metagross de Ike. Muitos Pokémons desse tipo batalham entre em si em duelos de inteligência e força para conquistar tal título, e muitos têm a intenção de obter este nome como maior meta de vida. Vista procura treinar e melhorar suas habilidades para um dia obtê-lo.

          Stoccer
Uma combinação de Stone + Soccer. Uma espécie de jogo de futebol feita por Gibles mais jovens da Wayward Cave por diversão. Foi citado por Aerus pela primeira vez no Fire Tales 13. Funciona praticamente da mesma forma que o futebol para os humanos, a diferença  é que também pode ser usado as mãos e a boca.

Supporter
O termo Support em inglês significa "apoio", e é frequentemente utilizado em RPGs para determinar os personagens que apoiam seus companheiros com ataques mágicos que recuperam vida, fornecem melhoramentos e buffs ou atividades do gênero. Na fanfiction, Gardevoir faz o papel de Supporter para a guilda.

Tanker
Tanker é um termo utilizado em RPGs para determinar o personagem que se restringe à defender os aliados, costuma ser o integrante de maiores defesas da equipe. Na fanfiction, Bastiodon faz o papel de tanker da guilda, pois sua especialidade é voltada apenas para defender.

          Torneio de Guildas
          Pode ser interpretado como a "Liga Pokémon" na visão dos próprios Pokémons. Sendo realizada semestralmente, (ou anualmente dependendo da região) o torneio possui regras estritas para as batalhas, e na maioria das vezes eles testam as habilidades únicas dos Pokémons em batalhas 1x1. Grande parte das guildas são criadas com o único intuito de participar deste torneio, aos vencedores é dado a oportunidade de enfrentar os cinco guerreiros mais poderosos de Sinnoh, também conhecidos como "The Remarkable Five". Este é um dos títulos de maior prestígio entre os Pokémons, atrás apenas do "Campeão" que muitas vezes compartilha sua glória ao lado dos seis Pokémons que o ergueram até o Hall da Fama.

Velha Geração
Velha Geração é um termo utilizado pelos Pokémons dentro das guildas. Geralmente é dado às criaturas de Rock, Steel, Ground e Ghost-type. Aqueles que se intitulam como a velha geração possuem modos e estilos muito mais diferenciados da nova geração, geralmente são refinados, utilizam um linguajar diferenciado, costumes e cultura típicos, e suas vestes são armaduras. Chaud, Titânia, Castelo Branco e Atros são exemplos da velha geração dentro dos Fire Tales. Mas há também Pokémons que misturam as duas gerações, como é o caso de Fenrir, o Lucario de Riley; e Magnum, o Nosepass. Os Dragon-type estão localizados entre as duas.


Nota: Tenha em mente que estes termos são aplicados somente à fanfiction Aventuras em Sinnoh. Não vá confundir as coisas! Esta página pode vir a ser atualizada com o tempo, fiquem de olho!

{ 1 comments... read them below or add one }

- Copyright © 2011-2023 Aventuras em Sinnoh - Escrito por Canas Ominous (Nícolas) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -