- Back to Home »
- The Forests »
- Dama da Noite
Posted by : CanasOminous
Oct 13, 2014
Cientificamente conhecida como Cestrum Nocturnum, a Dama da Noite é uma das formas que esta flor é conhecida, sendo também conhecida popularmente como: Coerana, Coirana, Flor da Noite, Jasmin da Noite, Jasmin Verde ou Rainha da Noite.
A Dama da Noite é uma planta que é conhecida e se caracteriza por exalar um perfume peculiar no período noturno. O perfume desta espécie vegetal está entre os mais fortes exalados por plantas. Em inglês, a planta é chamada de Night Blooming Cestrum, Lady of the Night. É uma espécie vegetal que faz parte da família de plantas chamada de Solanaceae. Essa família de espécies vegetais, a Solanaceae, é composta por 10 gêneros e 3.000 espécies distintas. Essas plantas são encontradas com facilidade na América do Sul, é uma planta nativa do continente Americano, sendo oriunda do México e das Antilhas, mas existem também algumas espécies que são oriundas da Índia.
Características e onde encontrá-las?
As especies desta família são encontradas em locais como árvores, ervas e trepadeiras. As espécies que compõem a família das Solanaceae possuem como característica a facilidade de se adaptarem aos diferentes climas, devido a sua rusticidade.
A inflorescência da Dama da Noite é muito abundante, e normalmente surgem nos períodos da primavera e do verão. As flores dessa espécie vegetal são bastante atrativas para os animais, principalmente as abelhas, beija-flores e borboletas. Devido ao fato de atraírem esses animais, a polinização dessas plantas acaba acontecendo com o auxilio deles, principalmente das abelhas, que conduzem o pólen de uma Dama da Noite para a antera de outra flor da espécie.
Usos em Jardinagem e Ambientização
É uma planta vigorosa e de rápido crescimento, ela é utilizada geralmente isolada, mas fica bem em pequenos grupos. É uma peça indispensável em jardins aromáticos, “dos sentidos” e borboletários. Pode ser conduzida como arvoreta e trepadeira também, através de podas e tutoramento, perfumando assim calçadas, pátios e cobrindo caramanchões, arcos, treliças, entre outros suportes. Para atenuar-lhe o forte perfume, deve ser plantada à meia-sombra, desta forma sua floração será menos intensa.
Os frutos da Dama da Noite são do tipo Baga, possuem cor branca e são translúcidos (que deixa passar a luz) em seu interior. É necessário cuidado, pois a planta é toda tóxica. No entanto, nos frutos e nas folhas existe uma concentração maior de glicosídeo. Quando acontece a intoxicação de pessoas por causa da Dama da Noite, a pessoa sofrerá com náuseas e vômitos, agitação psicomotora, distúrbios comportamentais, alucinações e secura das mucosas. A Dama da Noite é uma planta com características ornamentais, sendo bastante usada no paisagismo. Devido ao seu odor, ela também é usada pela industria da perfumaria. Segundo as crenças populares, a utilização do óleo essencial da Dama da Noite ajuda as pessoas a manterem o vigor sexual.
Não deve ser utilizada próximo a janelas de dormitórios, principalmente em quartos de pessoas sensíveis e crianças. Diz-se que sua pungente fragrância é uma dos mais fortes entre as plantas; algumas pessoas a acham enjoativa. Suas flores atraem diversas espécies de abelhas, beija-flores e borboletas.
Como cultivar?
Os hábitat naturais de cultivo da Dama da Noite, são as regiões que possuem o clima tropical. No entanto, essa espécie vegetal se adapta a ser cultivada em locais que apresentam clima equatorial e subtropical. A Dama da Noite é uma espécie vegetal rústica, que exige poucos cuidados para cultivo, necessitando apenas que o local de cultivo seja quente e úmido
É uma espécie vegetal que deve ser cultivada sob pleno sol ou no máximo a meia sombra quando cultivadas em locais extremamente quentes. O cultivo da Dama da Noite em locais a meia sombra tende a diminuir o forte perfume da Dama da Noite, pois desta forma a floração será menor, o que acabará resultando em menor perfume exalado. O solo ideal para o cultivo da Dama da Noite é o do tipo arenoso e deve ser fértil, apresentando uma boa capacidade de drenagem. Para manter a fertilidade do solo, é interessante que seja feito o uso de material orgânico para enriquecimento do solo.